Exercício da gratidão

Agradecer a Deus é relembrar as bênçãos que nos fizeram ser quem hoje somos, que nos colocaram onde hoje estamos

Uma das marcas que o tempo sombrio de uma pandemia nos deixou é um cuidado maior com a saúde mental. É preciso cuidar com o que pensamos e como enfrentamos as dificuldades de cada dia para que não sejamos engolidos por nossas próprias ansiedades e aflições. Para um relacionamento saudável com tudo aquilo que nossa mente absorve, tem-se incentivado o exercício da gratidão. A ideia é que paremos na correria do dia a dia para lembrar que há muitos motivos que nos fazem agradecer. Assim, mesmo em meio a um dia difícil, vamos reconhecer que a vida é boa.

O exercício da gratidão pode, sim, tornar a vida mais leve. Porém, este exercício será muito mais profundo e trará uma paz proporcional a esta profundidade quando soubermos a quem agradecer. Afinal, a quem agradecemos pelos pássaros que cantam, pelas pessoas que nos amam, pela saúde de poder levantar da cama e ter condições de seguir a rotina? O exercício de gratidão não pode ter um fim em si mesmo. Nossa gratidão tem um endereço certo: o SENHOR Deus.

Nisso, o salmo 77.11 nos ajuda: “Ó SENHOR Deus, eu lembrarei dos teus feitos maravilhosos! Recordarei as maravilhas que fizeste no passado”. Ser grato é lutar contra uma perigosa amnésia em relação à nossa história. Agradecer a Deus é relembrar as bênçãos que nos fizeram ser quem hoje somos, que nos colocaram onde hoje estamos. Por isso, neste final do mês de novembro, quando celebramos o Dia de Ação de Graças, faça uma pausa. Resgate as bênçãos de Deus na sua história. E agradeça. Agradeça a Deus. Reconheça-o como mantenedor do seu viver e do que você é.

Este exercício de gratidão para com o Senhor Deus acalma nosso coração diante das ansiedades do hoje e do amanhã. Recordar nossa história é uma forma pedagógica de sermos ensinados de como o SENHOR é misericordioso. Como ele cuidou de tantas dores e aflições nos nossos dias que se foram, assim ele também cuidará de tudo aquilo que pesa hoje em nosso coração. Nosso passado nos ensina a confiar nos cuidados de Deus.

O processo da gratidão se torna completo quando lembramos de algo que aconteceu muito antes de nascermos. Viajando até a cruz de Jesus e também ao seu túmulo vazio, vamos ter o principal motivo para agradecer. O sacrifício do Salvador em nosso lugar. O perdão dos pecados. A vida eterna assegurada a todo aquele que nele crer. A ressurreição dos mortos e o novo céu e a nova terra. Com Cristo, nossa gratidão fica completa.

Então fica a dica: “Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Salmo 136.1). Agradecer é resgatar a ação de Deus sobre nossa história. Agradecer nos faz ver que a vida, apesar das aflições, é boa e digna de ser bem vivida.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.