Pastores Matheus Schmidt, Lucas Pinz Graffunder e Daniel Barreira Alves Falkenstein
Comissão organizadora IMU-SP
O projeto Imersão na Missão Urbana (IMU) foi criado em 2015, no Distrito Rio de Janeiro. Desde então, o curso foi oferecido a estudantes do seminário, pastores e lideranças, e teve como objetivo o ensino e a observação da missão em um contexto urbano.
O desejo de pensar a missão urbana em São Paulo fez com que o Distrito Paulista, em parceria com o Seminário, a IELB e a Hora Luterana, abraçasse o projeto com o mesmo propósito de proporcionar aos participantes experiências que abordem diferentes tipos de missão, projetos e ações que visem a participação intencional da igreja no contexto urbano.
Entre os dias 13 a 18 de julho, nas dependências da Congregação Luterana Concórdia, estiveram presentes sete estudantes do Seminário, dentre eles, dois que estão fazendo o seu estágio no Distrito Paulista; além da participação de alguns pastores da igreja.
Os dias foram preenchidos com momentos de oração, de estudo e reflexões sobre a missão urbana. Com o “pé no chão”, fomos a vários locais importantes da cidade, vivenciamos diversas culturas, percebemos os desafios de deslocamento, entre outros aspectos que são pertinentes aos grandes centros urbanos.
Iniciamos o curso nas dependências da Hora Luterana, a qual, além de ser a instituição missionária mais importante dentro da IELB, tem se destacado no trabalho missionário de levar Cristo aos mais diversos contextos e nas mais diversas plataformas, física e digital, tendo como exemplo o projeto Vivenciar.
O evangelismo digital é uma necessidade para os dias de hoje. Com esse propósito, conhecemos também a instituição Christian Vision (CV) que disponibiliza vários projetos, oferecendo conteúdo de qualidade e ferramentas digitais para conectar pessoas com as igrejas.
A plantação e revitalização de igrejas foi um dos principais tópicos do IMU. Após refletirmos sobre as bases teóricas, visitamos os projetos da Igreja Presbiteriana, Comunidade da Vila e IPBUT, igrejas que foram plantadas e revitalizadas.
Por fim, refletimos sobre os mais diversos contextos e culturas em que estamos inseridos. Nesse sentido, tivemos contato com missionários da Igreja Batista e da Assembleia de Deus, que falaram sobre projetos que desenvolvem na cidade de São Paulo. Dentre estes, destaca-se o envolvimento e o trabalho na Cracolândia. Também visitamos um culto na Igreja Bola de Neve e o projeto Shalom, da Igreja Católica.
Podemos dizer que o que mais impactou a todos nós foi o amor, o comprometimento, a alegria genuína de ver tantas pessoas levando a semente do evangelho aos mais diversos contextos da cidade de São Paulo.
O nosso desejo é que cada um volte para casa com um ardente desejo de conduzir pessoas a Jesus Cristo, que perceba as necessidades da cidade e seja um instrumento do Senhor na vida dos que sofrem.
*Os pastores organizadores da 1ª edição do IMU-SP compartilharam suas impressões e avaliações no programa Revista CPT, do canal CPT da IELB (assista aqui).