Reerguer, reconstruir, recomeçar…

No dia 21 de maio, realizamos o 34° Cultão Distrital &amp, Encontro de Famílias do Distrito Videiras, na cidade de Cambará do Sul, RS. Como acontece nos distritos da IELB, a cada ano uma comunidade é escolhida para a realização do culto distrital. Por que este evento foi importante e merece destaque para nós, cambaraenses luteranos? Porque foi uma forma de, após muitos anos, mostrarmos, digamos, “oficialmente”, à nossa cidade e ao Distrito Videiras que a IELB se faz presente em Cambará do Sul. Hoje somos poucas famílias luteranas aqui, no entanto, a IELB já teve uma comunidade muito forte e grande na cidade.

Nossa história teve início em outubro de 1986, quando o casal Sílvio e Miraci Jacoby, de Bom Jesus, RS, convidou o então pastor Dari T. Knevitz a visitar a família de sua filha, Eva Gládis Jacoby, que morava na vila da empresa Celulose Ouro Verde, em Cambará. Nesta visita, tomaram conhecimento de que havia 12 luteranos residentes neste local, e, a partir daí, se estruturou o trabalho missionário nesta cidade, com encontros, estudos e cultos de forma continuada. O primeiro culto foi em 1º de dezembro de 1986, e, dois anos e meio depois, no culto do dia 10 de julho de 1988, foi fundada oficialmente a Comunidade Evangélica Luterana de Ouro Verde, vinculada à Paróquia de Bom Jesus.

O pastor Dari conduziu esse trabalho abençoado até sua saída, com chamado para Pelotas, RS, em 1994. À época, a comunidade contava com 42 membros ativos e muitos prospectos. A partir daí, a igreja continuou a ser atendida pelos pastores de Bom Jesus até 2012, e por São Francisco de Paula, até 2014/15, quando, passando por provações e situações difíceis, a comunidade e o trabalho da IELB em Cambará do Sul se desfez e os membros se dispersaram. Período triste e dolorido para quem o acompanhou de perto.

Mas com a certeza de que Deus não abandona seus filhos, em 2015, a família Barbier (Marcos, Beatris, Nicolás e Helena) se estabeleceu na cidade, vinda de Canoas, RS, e por serem cristãos consagrados e muito atuantes na IELB, sentiram a necessidade de receber atendimento pastoral e reiniciar a missão aqui em Cambará. Novamente a comunidade de Bom Jesus apoiou e assumiu essa tarefa. Aos poucos, algumas pessoas foram se juntando a esse grupo, outras foram reconquistadas, e hoje, oito anos depois, aqui estamos, com a bênção e força de nosso Deus, retomando a missão nos Campos de Cima da Serra.

Pequenos em número, porém enormes em acolhimento e comunhão. Somos atendidos pelo querido pastor Fabio Oscar Deuner e sua família, incansáveis no trabalho e nas longas viagens. Temos cultos quinzenais, na casa ou restaurante dos membros (não temos sede própria ainda), já tivemos alguns encontros de crianças, confirmação, casamento, batismo e alguns eventos, como Natal e Ação de Graças.

Conhecendo um pouco de nossa história, pode-se compreender que a escolha de Cambará para realizar o 34° Cultão Distrital foi uma enorme graça concedida à nossa cidade. Neste evento, reunimos 320 pessoas, muito além do sonhado por nós cambaraenses, entre irmãos do Distrito Videiras, amigos de Porto Alegre e Canoas, amigos e visitantes da nossa cidade e, especialmente, os irmãos luteranos que fizeram parte do início da IELB lá na Vila Ouro Verde, e que nosso novo grupo teve a imensa satisfação de conhecê-los e redescobri-los.

Tivemos um culto cheio de louvor, ensino e gratidão. Uma palestra, à tarde, com foco na família, com os convidados pastor Luiz C. Garlipp e sua esposa, Edelgard Garlipp. E também a presença do pastor Dari Knevitz, contando a nossa história luterana em Cambará e motivando a todos a continuarem com confiança esse trabalho de evangelização aqui.

Deixamos um agradecimento especial ao Distrito Videiras e à Congregação Bom Jesus, por todo apoio que nos tem dado todos esses anos. A alegria, a amizade e a esperança estavam presentes em cada olhar. A gratidão permanece em nossos corações.

A seara é grande e os trabalhadores são poucos, mas a certeza de que muitos frutos virão desse encontro nos move a continuar servindo ao Senhor e levando aos cambaraenses sua mensagem de amor e paz em Jesus.

Magali Schmiedt

Membro da IELB em Cambará do Sul, RS

DEPOIMENTOS

“Fiquei imensamente feliz em participar do Cultão em Cambará do Sul. Quando criança, acompanhei o nascimento dessa missão desbravada pelo pastor Dari nesta localidade dos Aparados da Serra, quando pastor em Bom Jesus, RS, onde sou atualmente vice-presidente. Voltar décadas depois em um evento distrital mostra uma semente plantada em solo fértil e abençoada por nosso Senhor Jesus. Sim, terá bons frutos, revendo pessoas que contribuíram com sua fé, dons e bens para o Reino de Deus. Parabéns, irmãos de Cambará do Sul, pela fé e persistência em levar Cristo para todos!”

Adilena Hoffmann Jacoby

Vice-presidente da CEL Bom Jesus

“Com muita alegria recebi meu primeiro chamado pastoral em 2019 para a Comunidade Luterana Bom Jesus, de Bom Jesus, RS. Anexo ao chamado, me foi entregue carta explicativa onde constava um ponto de pregação no município de Cambará do Sul, RS, com cultos uma vez por mês. Ali encontrei a família Barbier e o querido e fiel irmão Arquimedes, que, junto com alguns simpatizantes, formavam a Comunidade Luterana de Cambará do Sul. Nestes três anos a comunidade cresceu, e hoje estamos com 11 membros e seis simpatizantes. Iniciamos em 5 de junho de 2023 o programa Cinco Minutos com Jesus, da Hora Luterana, na rádio local, com expectativa de que auxilie na expansão missionária na cidade. Em 2022, foi sugerido e aceito pelos membros cambaraenses e diretoria paroquial acolher o 34º Cultão e Encontro de Famílias do Distrito Videiras na nossa modesta cidade. Organizado por poucos, mas auxiliados por muitos, foi um evento que superou as expectativas. Foi um dia lindo, cuja palavra que ficou foi ‘recomeço’. Recomeço para a IELB em Cambará do Sul e recomeço para os luteranos que estavam espalhados pela cidade[…] Louvamos a Deus por ter oportunizado a nós esse momento que acendeu novamente a esperança de reunir o rebanho de Cristo em nossa cidade, e por ter dado ânimo, força e união para os organizadores, que não mediram esforços para que o evento fosse realizado de forma tão agradável.”

Pastor Fábio Oscar Deuner

Congregação Bom Jesus/Congregação Cambará do Sul

“Foi uma grande alegria participar do 34º Cultão do Distrito Videiras, realizado em Cambará do Sul, RS. Poucas pessoas realizaram um grande evento, e, diga-se com ênfase, muito edificante. Uma dezena de fiéis dirigiu a programação para mais de três centenas de pessoas durante o dia todo, sempre com sorriso e dando conta de todo o necessário. Foi uma grande lição e incentivo para todos. Recordando o início da IELB, na Vila Ouro Verde, em Cambará do Sul (1986 a 1994), temos também grande alegria. As bênçãos eram visíveis […]. Após décadas, os vestígios de uma ‘embarcação’ potente e confortável ainda são encontrados com facilidade pelo local, nas vilas próximas, na sede do município e em outras cidades e estados. Recomeçar/reconstruir é tarefa para corajosos e dedicados servos do Senhor e será perfeitamente possível com Jesus no barco. Deus perdoe nossos pecados e, com misericórdia, abençoe a IELB em Cambará do Sul, RS.”

Rev. Dari Trisch Knevitz

Primeiro pastor em Cambará do Sul

“Eu e minha família viemos para Cambará do Sul em outubro de 2015, após alguns eventos especiais que eu, como chefe de cozinha, fui convidado a fazer. Essas experiências foram muito boas, e Deus foi nos preparando para nos trazer a essa cidade. Montamos nosso restaurante aqui e, através dele, do meu trabalho e da música muito forte em nossa família, nós temos a oportunidade de testemunhar nossa fé e Cristo para todos[…]. A partir de 2020, mais irmãos luteranos e amigos simpatizantes foram chegando e se envolvendo com a igreja, até que fomos desafiados a sediar esse encontro do Distrito Videiras. Através dos dons das pessoas que estão aqui em Cambará hoje e que se apoiam uns aos outros e se dedicam, organizamos um culto muito especial, onde a música foi algo fantástico, e todos saíram felizes e bem alimentados com a Palavra e com o momento de encontro que aquece e faz as brasas ficarem vivas. Isso nos deu muito ânimo para o trabalho que segue, temos um grande desafio ainda aqui na cidade para que Jesus e o seu amor pelas pessoas seja conhecido e Deus seja honrado em gratidão a tudo que ele nos dá.”

Marcos Barbier (conhecido como Zico)

Membro da CEL Cambará do Sul

“Como serva do grupo de louvor, tive o grato retorno do Sim quando convidei amigos, daqui e de Porto Alegre, atuantes no ministério de louvor, para fazermos o nosso melhor nos campos de Cima da Serra. Todos aceitaram imediatamente, assim como suas famílias, prontos para dedicarem seus dons a Deus. Foi também um momento de nos alimentarmos com o amor e graça que Deus nos dá. Foi muito bom receber e poder contar com uma estrutura e conhecimento já existente, enquanto IELB, uma só voz, uma só cultura e o mesmo modo de louvar a Deus, agora no trabalho em Cambará do Sul. Me senti amparada por nossa IELB, pelos colegas músicos que se fizeram presentes, e, assim, pudemos ocupar o lugar de servos de Deus a serviço do louvor e comunicar à cidade em que vivemos há oito anos o nosso trabalho, nossa denominação e o amor de Deus, foi algo especial. Na verdade, houve um resgate de nossa história, reafirmando nossa cultura e nossa existência. Foi um momento maravilhoso de comunhão, amor e profissão da nossa fé.”

Beatris Krieser Barbier

Musicista e membro da CEL Cambará do Sul

Os depoimentos completos vejam em www.mensageiroluterano.com.br

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Despedida e recepção de pastor em Ivaí, PR

Pastor Jandir Krebs recebe título de emérito e pastor Juliano Mülling Timm é instalado na Paróquia São Paulo

Veja também

Despedida e recepção de pastor em Ivaí, PR

Pastor Jandir Krebs recebe título de emérito e pastor Juliano Mülling Timm é instalado na Paróquia São Paulo

Acontece nas melhores famílias!

O que vemos nos consultórios hoje em dia, mascarados de supostos diagnósticos e muitos rótulos, são grandes exemplos da falta de tempo em família.

Congressão JELB 2025

Programação será dos dias 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, em Sumaré, SP