SBB convida cristãos para celebrar o Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia tem por objetivo colocar a Bíblia em evidência, chamando a atenção dos brasileiros para a importância da Palavra de Deus para a vida e a sociedade. A campanha especial deste ano, desenvolvida pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), traz como tema “O jovem e a Bíblia”, com o intuito de incentivar os jovens a se engajarem com a Palavra de Deus.

Nesta edição, a SBB buscou inspiração no texto de 1Samuel 3.9. Há vários temas que podem ser estudados com a história de Samuel: jovem e família; jovem e consagração; enfrentando situações difíceis; confiança em Deus. A resposta de Samuel a Deus aparece no versículo-base para o Dia da Bíblia deste ano. Que todo jovem possa dizer com Samuel: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve”. Deus nos fala na Bíblia. Ela é a Palavra de Deus para todos nós.

“Nos últimos anos, temos reforçado a importância da Bíblia na vida das pessoas durante todas as fases da vida, da infância até a idade mais avançada. Este ano, queremos incentivar os jovens a meditarem na Palavra de Deus, aplicá-la em sua vida e a compartilharem com o seu próximo. Queremos que eles se engajem na Causa da Bíblia”, afirma Erní Seibert, diretor-executivo da SBB.

Para incentivar igrejas e cristãos a comemorarem a data, a SBB preparou publicações especiais e oferece materiais de apoio no site www.sbb.org.br/diadabiblia. A expectativa da SBB é que, com esses materiais em mãos, as igrejas possam realizar eventos variados, como leituras comunitárias da Bíblia e distribuição bíblica.

A celebração do Dia da Bíblia inclui uma campanha de arrecadação de recursos para manter e ampliar o trabalho de distribuição das Escrituras, para que a Palavra alcance famílias carentes, fortalecendo os vínculos por meio dos valores cristãos, e seja distribuída também em prisões, escolas e em contextos de vulnerabilidade, dentre os quais aqueles que envolvem situações humanitárias. As doações poderão ser depositadas diretamente na conta bancária da SBB (Banco Bradesco, Agência 3390-1, C/C 18.512-4 – CNPJ 33.579.376/0001-51) ou realizadas pelo próprio site da campanha.

“Ao atender ao nosso convite, os cristãos estarão assegurando uma maior produção e distribuição de Escrituras, um ganho inestimável para a Causa da Bíblia no Brasil”, afirma o gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB, Mário Rost, que também é responsável pela coordenação nacional da campanha.

O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data.

Sobre o Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém a primeira comemoração pública aconteceu em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, SP, ano em que foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal n.10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

Sobre a SBB

Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil dedica-se a Semear a Palavra que Transforma Vidas. A SBB é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas.

Diversas são as formas de lembrar e comemorar o Dia da Bíblia

CULTOS PRESENCIAIS OU VIRTUAIS

Promova um culto especial para celebrar a Palavra de Deus durante a Semana da Bíblia ou no Dia da Bíblia. Nesses cultos, lembre-se do grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra a nós e do valor que ela tem na vida das pessoas.

JOVENS E CRIANÇAS

Incentive os jovens e as crianças a se envolverem com a Causa da Bíblia. Eles podem promover ações nas redes sociais para falar do Dia da Bíblia, arrecadar fundos para apoiar a distribuição bíblica no Brasil e no mundo e promover desafios entre seus amigos para compartilharem a Bíblia. O importante é incentivar que os jovens e as crianças usem a criatividade para celebrar a Palavra de Deus.

COMO CELEBRAR?

Você e a sua igreja podem organizar a celebração que mais combinar com a sua comunidade local, dentro das recomendações de segurança para a não disseminação do coronavírus.

DISTRIBUIÇÃO BÍBLICA

Seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, você e a sua igreja podem realizar uma grande distribuição de folhetos (“seleções bíblicas”), para que as pessoas conheçam a Jesus e seu plano de salvação para a humanidade. Também podem ser distribuídas bíblias, novos testamentos e porções bíblicas.

MARATONA DE LEITURA BÍBLICA

Que tal fazer uma maratona de leitura bíblica virtual? Sua igreja pode organizar uma live de maratona de leitura bíblica. Ela pode ser realizada de duas formas. A primeira opção é ler textos completos para a sua audiência. Pode ser escolhido um livro da Bíblia para ser lido durante a programação. Outra opção é promover uma maratona ininterrupta de leitura bíblica. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura, e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia.

ARRECADAÇÕES PARA A CAUSA DA BÍBLIA

Organize uma campanha de arrecadação para ajudar na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo. Você pode adquirir bíblias ideais para a evangelização e fazer a distribuição com a sua igreja, ou pode doá-las para que a SBB faça a distribuição das publicações por meio de seus programas bíblicos de impacto social.

Textos: Site SBB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Veja também

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Missão Feliz, RS, completa 8 anos

A missão iniciou em 2016, com seis pessoas e hoje, já são 29 pessoas ativas e alguns visitantes

Setenta anos, a Igreja em missão em Baixo Guandu, ES

Congregação Da Paz celebrou culto festivo no dia 14 de abril