“Se podar a gente brota”

Hoje cedo parei em frente a esta pintura, localizada na rua Júlio de Castilho, aqui em Novo Hamburgo, e fiquei contemplando os traços e especialmente a frase ali destacada: “SE PODAR A GENTE BROTA”. Trata-se de uma bela obra da artista e designer Marcela De Bettio, porto-alegrense que, segundo informações do seu site, “em busca sensibilizar o mundo, expressa sentimentos conectando o céu e a terra.” Nossa gratidão a Marcela por esta e outras belíssimas obras criadas com muito cuidado e inspiração.

Pedindo licença para a artista, vamos ao “Se podar a gente brota”. Frase interessante e que me leva a perguntar: Será que brota mesmo? Quem faria a poda? Se alguém podar, o que sobraria? Tenho raízes suficientemente fortes para brotar novamente? Estas e outras perguntas poderão nos ajudar a refletir sobre o que somos ou o que temos, quando aquilo que mostramos ou tornamos público é tirado. Logo nossa atenção vai para a base, as raízes, o alicerce da vida.

Só brota quem tem raízes fortes e nutrientes saudáveis que resistirão a dor do corte, a dor da poda. Foi por isso que o apóstolo Paulo escreveu: “Estejam enraizados nele (Jesus), construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus. Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor … (Cl. 2.7-8)

Interessante a preocupação de Paulo, incentiva que nossa vida seja construída com base no amor e no perdão de Jesus Cristo, pois assim seremos mais fortes e teremos condições de vivermos a liberdade. Parece até contraditório, não é mesmo? Estarmos bem fixados para sermos livres. Mas na verdade é isso mesmo que Jesus nos oferece em seu projeto de vida. Ele quer ser nossa segurança, as nossas raízes, o nosso alicerce para que possamos pensar e repensar tudo. Sua oferta é para que possamos construir e recomeçar tudo de novo. Precisamos ser “podados” para que apenas o essencial permaneça.

Nesta perspectiva, a poda nunca será o fim, mas sim o recomeço necessário para que nossos “galhos, nossas folhas e especialmente nossos frutos” possam ser de amor, paz, perdão, acolhimento e vida.

Assim enfrentaremos qualquer adversidade na certeza de que: “Se podar a gente brota”. Pois ressurgiremos ainda mais felizes, agradecidos e prontos para dar sombra e bons frutos a todos aqueles que precisarão de descanso e alento.

Lema da IELB 2023 – Enraizados e Edificados em Cristo.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.