Dúvida e revelação

Sem a educação cristã, a qual traz o ensino bíblico, o Natal seria apenas uma festa entre a sociedade no mundo, envolvendo pessoas, famílias, grupos; sensibilizando corações e mentes.

Klaus Kuchenbecker
Coordenador do DEC
Pastor em Planaltina, DF

O Departamento de Educação Cristã (DEC) tem especial destaque no tempo santo de Natal. Por quê? Porque sem a educação cristã, a qual traz o ensino bíblico, o Natal seria apenas uma festa entre a sociedade no mundo, envolvendo pessoas, famílias, grupos; sensibilizando corações e mentes.

Não há dúvida sobre a beleza dos festejos natalinos e o quanto esta festa causa comoção universal. As pessoas ficam mais sentimentais e emotivas, o espírito de servir e ajudar o próximo é praticado de forma bem mais intensa. No entanto, muitas são as dúvidas no coração das pessoas quanto à verdadeira história do Natal, sua origem, seu significado e sua importância.

Dúvidas existem por haver o desconhecido, o não revelado. Podemos afirmar que dúvidas são eliminadas quando há clara revelação do desconhecido e do oculto, e, então, entendimento. O Natal apresenta esta questão: dúvida e revelação.

O DEC desenvolve todas as suas atividades sob uma só verdade, sobre um só fundamento, sobre uma só perspectiva. A verdade sobre o amor universal de Deus em Cristo. O fundamento que é o Cristo, o Verbo encarnado, revelado na Escritura Sagrada. A perspectiva da vida eterna, a partir do perdão, da fé e da obra salvadora de Jesus pelo pecador e em favor dele. Assim, o Natal é uma festa sem dúvidas, mas de consoladora verdade, de grande alegria, e de olhar firme e certo no que está diante de nós.

Neste compromisso com a educação crista, o DEC atua nos diversos níveis de formação e nas muitas áreas de atuação. Tem preparado material para crianças, adolescentes, jovens, adultos, servas e leigos; tem suprido com material para a vida do povo de Deus na adoração, na comunhão, no ensino, no serviço e no testemunho. Todo e qualquer material foca a verdade da salvação, alicerçado no evangelho revelado na Escritura Sagrada, e aponta o cumprimento da promessa salvadora e de seu maravilhoso resultado: perdão, vida e salvação.

Neste ano que se finda, o DEC realizou sete Encontros de Capacitação para a Educação Cristã (ECEC). Foi dada atenção especial para a vida cristã fundamentada na Palavra de Deus, a Bíblia, abordando o indivíduo, a família e a igreja. Louvamos a Deus pelas oportunidades de estudo, encontro e crescimento. Na certeza da presença do Senhor, pedimos bênçãos para a programação do DEC em 2024, a qual vai dar atenção especial ao trabalho da Escola Dominical, envolvendo materiais para as crianças, preparo e formação de professores e auxiliares.

Para o Caderno de Estudos Bíblicos de 2024, o lema do ano “Confirmados na fé em Cristo”, vai trazer 20 estudos sobre personagens bíblicos que viveram sua fé, com muita alegria e intenso testemunho, mas entre muitas lutas, desafios e perseguições. Uma verdadeira educação para nossa vida cristã. Que sejam também oportunidade de crescimento, louvor e confirmação de fé.

Que o Natal e a Educação Cristã sejam celebrados a ponto de vivermos a verdadeira alegria da salvação. Que a mensagem da salvação e o ensino da Palavra nos cubram de justiça e amor, gratidão e louvor: “e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24 – NAA), pois tal foi cumprido em Cristo Jesus, o Deus-menino, o Verbo encarnado prometido desde tempos: Tenho grande alegria no SENHOR! A minha alma se alegra no meu Deus, porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias” (Is 61.10-NAA).

Abençoado tempo santo de Natal, tempo sem dúvidas e de muita revelação do amor de Deus.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Simpósio Internacional de Missão reflete sobre “A Missão de Deus como Marca da Igreja”

Programação contou com 195 inscritos, sendo que uma destas inscrições representou o Seminário El Reformador, da República Dominicana

Veja também

Simpósio Internacional de Missão reflete sobre “A Missão de Deus como Marca da Igreja”

Programação contou com 195 inscritos, sendo que uma destas inscrições representou o Seminário El Reformador, da República Dominicana

30 anos de cooperação entre Brasil e África do Sul

A cooperação entre a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e o Sínodo de Igrejas Livres da África do Sul (FELSISA), igreja luterana irmã da África do Sul, completa 30 anos no mês de julho deste ano.

O perigo de construir com voluntários

Assista ao vídeo da coluna Direito Religioso que aborda vários aspectos envolvendo serviço voluntário e a necessidade de cuidados jurídicos para a contratação segura em construções!