Dúvida e revelação

Sem a educação cristã, a qual traz o ensino bíblico, o Natal seria apenas uma festa entre a sociedade no mundo, envolvendo pessoas, famílias, grupos; sensibilizando corações e mentes.

Klaus Kuchenbecker
Coordenador do DEC
Pastor em Planaltina, DF

O Departamento de Educação Cristã (DEC) tem especial destaque no tempo santo de Natal. Por quê? Porque sem a educação cristã, a qual traz o ensino bíblico, o Natal seria apenas uma festa entre a sociedade no mundo, envolvendo pessoas, famílias, grupos; sensibilizando corações e mentes.

Não há dúvida sobre a beleza dos festejos natalinos e o quanto esta festa causa comoção universal. As pessoas ficam mais sentimentais e emotivas, o espírito de servir e ajudar o próximo é praticado de forma bem mais intensa. No entanto, muitas são as dúvidas no coração das pessoas quanto à verdadeira história do Natal, sua origem, seu significado e sua importância.

Dúvidas existem por haver o desconhecido, o não revelado. Podemos afirmar que dúvidas são eliminadas quando há clara revelação do desconhecido e do oculto, e, então, entendimento. O Natal apresenta esta questão: dúvida e revelação.

O DEC desenvolve todas as suas atividades sob uma só verdade, sobre um só fundamento, sobre uma só perspectiva. A verdade sobre o amor universal de Deus em Cristo. O fundamento que é o Cristo, o Verbo encarnado, revelado na Escritura Sagrada. A perspectiva da vida eterna, a partir do perdão, da fé e da obra salvadora de Jesus pelo pecador e em favor dele. Assim, o Natal é uma festa sem dúvidas, mas de consoladora verdade, de grande alegria, e de olhar firme e certo no que está diante de nós.

Neste compromisso com a educação crista, o DEC atua nos diversos níveis de formação e nas muitas áreas de atuação. Tem preparado material para crianças, adolescentes, jovens, adultos, servas e leigos; tem suprido com material para a vida do povo de Deus na adoração, na comunhão, no ensino, no serviço e no testemunho. Todo e qualquer material foca a verdade da salvação, alicerçado no evangelho revelado na Escritura Sagrada, e aponta o cumprimento da promessa salvadora e de seu maravilhoso resultado: perdão, vida e salvação.

Neste ano que se finda, o DEC realizou sete Encontros de Capacitação para a Educação Cristã (ECEC). Foi dada atenção especial para a vida cristã fundamentada na Palavra de Deus, a Bíblia, abordando o indivíduo, a família e a igreja. Louvamos a Deus pelas oportunidades de estudo, encontro e crescimento. Na certeza da presença do Senhor, pedimos bênçãos para a programação do DEC em 2024, a qual vai dar atenção especial ao trabalho da Escola Dominical, envolvendo materiais para as crianças, preparo e formação de professores e auxiliares.

Para o Caderno de Estudos Bíblicos de 2024, o lema do ano “Confirmados na fé em Cristo”, vai trazer 20 estudos sobre personagens bíblicos que viveram sua fé, com muita alegria e intenso testemunho, mas entre muitas lutas, desafios e perseguições. Uma verdadeira educação para nossa vida cristã. Que sejam também oportunidade de crescimento, louvor e confirmação de fé.

Que o Natal e a Educação Cristã sejam celebrados a ponto de vivermos a verdadeira alegria da salvação. Que a mensagem da salvação e o ensino da Palavra nos cubram de justiça e amor, gratidão e louvor: “e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24 – NAA), pois tal foi cumprido em Cristo Jesus, o Deus-menino, o Verbo encarnado prometido desde tempos: Tenho grande alegria no SENHOR! A minha alma se alegra no meu Deus, porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias” (Is 61.10-NAA).

Abençoado tempo santo de Natal, tempo sem dúvidas e de muita revelação do amor de Deus.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...