Rumo a 2050

Conselho Diretor projeta o futuro da IELB

Você já imaginou onde e como será sua vida daqui a 27 anos? É claro que a pergunta é ampla e superficial, e, consequentemente, as respostas, as mais diversas, pois dependem de vários fatores – a começar pela idade e estado de saúde do leitor. No entanto, essa reflexão é corriqueira em muitos ambientes, seja em testes vocacionais, entrevistas de emprego, palestras motivacionais, terapias, até em conversas familiares. E por que não na igreja?

A reunião anual do Conselho Diretor deste ano aderiu a esse movimento e provocou a liderança a refletir, planejar e projetar os rumos da igreja para 2050. Sob o tema “Líderes e igreja preparados para ser igreja hoje e amanhã”, a programação reuniu 145 participantes, entre pastores conselheiros e líderes leigos dos 59 distritos da IELB, os representantes dos departamentos de Ação Social, Administração, Comunicação, Educação Cristã, Ensino e Expansão Missionária, a Diretoria Nacional da IELB e representantes das ligas e organizações auxiliares, dos dias 12 a 15 de outubro, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, para debater sobre diversas questões da igreja, apresentar relatórios, analisar moções e planejar atividades para os próximos anos. O Revista CPT do dia 20 de outubro repercutiu o evento (assista aqui). 

Foi também um CD histórico e muito especial, olhando para o passado, ao iniciar com o culto de gratidão pelos 120 anos do Seminário Concórdia e pelos 100 anos da Editora Concórdia, reconhecendo e valorizando a história desses dois pilares fundamentais que deram sustentação para que nos mantivéssemos como igreja confessional fiéis às Escrituras Sagradas, e, com esta linda e abençoada trajetória, refletir e projetar a igreja que ficará para as próximas gerações. “Essa história é a ação de Deus em seus filhos, por meio de seus filhos e para as próximas gerações. Deus está colocando ao nosso dispor os recursos para olharmos para frente com otimismo, alegria, esperança e muito ânimo para continuarmos trabalhando”, pontuou o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, que resumiu este CD em duas palavras-chaves: união e fidelidade à Palavra, que a igreja precisa ter e mostrar ao mundo.

Já o presidente do CD, Juliano Schneider Belz, destacou a importância da maturidade e humildade no trabalho da igreja, incentivando os participantes a serem uma igreja missionária e alegre. “Contamos com oração de todos para que o CD possa cada vez mais trabalhar com excelência em prol do reino de Deus, dando esse suporte para as congregações, distritos e Diretoria Nacional da IELB”, completou.

Suporte que está materializado no Guia Prático do Sínodo, lançado no evento. Organizado pelo coordenador do Grupo de Trabalho do GPS da Liderança, pastor Walduino Littig Jr, trata-se de um manual de orientação para auxiliar os pastores e liderança no trabalho da igreja local, no distrito e no sínodo. O guia também serve para preparar novas lideranças, ajudando a compreender o funcionamento e influenciando positivamente na atuação da liderança junto à congregação e ao pastor. “Esse guia também é importante para o pastor, para que possam se orientar. Tem uma parte especial que fala sobre o chamado, sobre o envolvimento da congregação com o pastor. Porque esse movimento é muito importante para a igreja, pois pastor e congregação e liderança trabalham juntos. E esse guia vem com esse desejo: auxiliar e dar mais apoio para que pastor e congregação possam desempenhar um trabalho muito importante na congregação”, explicou o pastor Walduino, colocando-se à disposição para comentários e sugestões a fim de aprimorar cada vez mais esse material de suporte. Cada participante recebeu um exemplar impresso. O arquivo completo (PDF) está disponível para download no site da IELB (acesse em https://ielb.info/GPS).

Outros destaques da programação foram os painéis com a Diretoria Nacional da IELB e com os coordenadores dos departamentos do CD, mediados, respectivamente, pelo presidente do CD e pelo vice-secretário, Mychael Züge. Momento em que cada integrante apresentou um breve resumo do trabalho desenvolvido até o momento, os desafios, as oportunidades e as projeções para o próximo ano, além de ouvir sugestões e responder às dúvidas do plenário.

Além das apresentações das comissões e organizações auxiliares, três distritos também tiveram a oportunidade de expor suas atividades, desafios e oportunidades a fim de compartilhar experiências e vivências da igreja por este Brasil multicultural. São eles: Distrito Alto Rio Madeira, Capixaba e Sul I.

Este CD teve ainda a eleição do novo vice-presidente, após a saída do pastor Rudinei Valdir Mass que, por aceitar novo chamado pastoral, deixou de integrar o CD. O conselheiro do Distrito Paraná Leste, pastor Jacson Müller, foi eleito em segundo turno, com 73,94% dos votos. “Sem dúvida, é uma alegria poder servir à igreja – não só contribuir, mas aprender. Em seis anos como conselheiro, eu aprendi talvez muito mais do que pude auxiliar colegas pastores e congregações. Assim, quero aprender e, naquilo que Deus me permitir, poder auxiliar tanto como vice-presidente como conselheiro do Distrito Paraná Leste. E ano que vem, a reunião anual do CD será em Curitiba, PR. Deus abençoe a cada um e continuemos, com alegria, servindo ao Senhor”, pontuou ele, lembrando que seu Distrito irá sediar a próxima reunião ordinária do CD, que acontecerá de 14 a 17 de novembro de 2024.

Antes, porém, no dia 25 de maio, haverá uma reunião extraordinária online do CD.

PLANEJAR É PRECISO

Boa parte da programação do CD 2023 foi embasada no planejamento da igreja para o futuro – e de uma forma didática e interativa. O advogado em Direito Religioso, dr. Jean Regina, dirigiu a palestra sobre o tema “Panorama da realidade e os desafios do futuro, visão da igreja cristã no Brasil e no mundo”, destacando três ênfases: Um olhar na atualidade; Panorama da igreja em 150 anos; Desafios da igreja no século XXI (assista em https://ielb.info/palestra-CD).

Dr. Jean falou sobre os fundamentos, a sociedade, a visão de mundo e como as coisas estão caminhando até o momento. Também compartilhou dados atuais e da igreja cristã nos últimos 150 anos e como isso impacta no futuro, projetando como será a igreja do futuro. “Como podemos enxergar os desafios enormes e sem precedentes que nossa geração está vivendo, desde enxergarmos um movimento grande de êxodo rural, a revolução tecnológica, as hiper-populações, a massificação, pessoas vivendo mais como números e não como seres humanos, relações cada vez mais tênues, valores mais fluidos, e da necessidade da mensagem da igreja e a oportunidade que nós, como luteranos, temos de entregar para o mundo. Com essas reflexões, provocamos a igreja a pensar sobre o seu crescimento e o que ela tem feito para a proclamação do evangelho, como Cristo para todos tem chegado à sociedade brasileira”, comentou.

Um dado interessante apresentado por ele é de que 2,6% dos cristãos do mundo professam a fé luterana. “Ou seja, somos aproximadamente 70 milhões de luteranos no mundo, mas isso não reflete a realidade do Brasil, pois somos muito menos que 2% da população cristã brasileira. Temos pelo menos de 8 a 10 vezes para crescer igreja, como sínodo, como luteranismo confessional”, observou.

Em seguida, o presidente do CD falou sobre o trabalho da Comissão de Planejamento da IELB e a criação de um Grupo de Trabalho para estudar o Planejamento IELB/2050. Juliano convidou os coordenadores dos departamentos do CD para conduzirem seus grupos de trabalho, a fim de refletir sobre três pontos: O que funcionou? O que não funcionou nesta área? O que você faria diferente? Depois dos momentos em grupos, os participantes retornaram ao auditório para compartilhar com o grande grupo.

Veja aqui o álbum de fotos.

Fotos: Luana Lemke/IELBcom

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase