Cerca de 350 pessoas estiveram presentes na capela da Ulbra, em Canoas, RS, no final da tarde do dia 25 de junho para celebrar o culto oficial alusivo aos 119 anos da IELB. No entanto, a programação teve um alcance muito maior, somando as mais de 3,7 mil visualizações da transmissão ao vivo pelo canal oficial da IELB no Youtube (assista aqui).
O culto foi dirigido pela Diretoria Nacional da IELB e pelos pastores do Distrito Vale do Rio Gravataí (DIGRA), que sediou o evento. A liturgia foi conduzida pelo vice-presidente de Ensino, pastor Joel Müller, e pelo pastor local, Sílvio Ferreira da Silva Filho. A mensagem foi proferida pelo presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, que enfatizou a caminhada da igreja cristã ao longo da história, as bênçãos derramas e também as dificuldades e perseguições enfrentadas. “A IELB tinha apenas 10 anos, quando veio a Primeira Guerra Mundial. Quando estava debutando, enfrentou a pandemia da gripe espanhola. Alguns anos depois, em 1929, sobreviveu à grande recessão que afetou o mundo. Mais alguns anos, enfrentou a Segunda Guerra Mundial. E esta sim atingiu em cheio a igreja e as escolas luteranas em virtude da língua alemã, mas também superamos. Assim, foram muitas crises, mas a igreja sempre prevaleceu. Jesus não vai permitir que a igreja sofra e seja derrotada pelos lobos”, destacou.
Também lembrou os presidentes e pastores que hoje estão na igreja triunfante, mas que deixaram sua marca na história da IELB. “Do Mahler ao Müller, a IELB teve 18 presidentes, dos quais 13 já não estão mais conosco. Na última Convenção Nacional, homenageamos 36 pastores e três professores sinodais falecidos nos últimos quatro anos. Todos viveram e partiram testemunhando sua fé”, complementou.
Com isso, conclui o presidente, hoje seguimos firmes na continuidade do ensino e proclamação do Evangelho de Cristo, por meio da igreja hoje. “Podemos olhar para frente, com muita esperança e otimismo, por meio da Palavra, dos sacramentos e de toda a obra de Cristo Jesus, com quem estamos seguros”, afirmou.
No final do culto, nos agradecimentos, o gerente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) no RS, pastor Márcio Alves, entregou à Diretoria Nacional da IELB uma Bíblia de Estudos da Reforma, cuja edição está esgotada. “Como forma de reconhecimento pelo trabalho e engajamento da IELB à SBB, e sabendo que o Instituto Histórico da IELB não possui ainda a Bíblia de Estudos da Reforma, estamos entregando o último exemplar que temos em nossa unidade”, anunciou.
As ofertas do culto somaram R$ 3.535 e foram destinadas ao DIGRA para apoio às congregações afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu a região recentemente.
Texto e fotos: Luana Lemke