Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Capítulos e versículos da Bíblia

Um dos aspectos mais característicos da Bíblia é o fato ela estar dividida em capítulos e versículos: 1.189 capítulos, 31.103 versículos. Mas a Bíblia não foi escrita com esses números de capítulos e versículos. Os números dos capítulos foram inseridos por volta de 1.280 d. C.

Um dos aspectos mais característicos da Bíblia é o fato ela estar dividida em capítulos e versículos: 1.189 capítulos, 31.103 versículos. Mas a Bíblia não foi escrita com esses números de capítulos e versículos. Os números dos capítulos foram inseridos por volta de 1.280 d. C. Os números dos versículos foram acrescentados 300 anos mais tarde, por volta de 1580. No Livro de Concórdia de 1580 (e antes dele, nos escritos de Lutero), ainda não aparecem os números de versículos.

Algumas pessoas, pela maneira como se apegam aos números dos versículos, dão a entender (ou até mesmo acreditam) que esses números fazem parte da Bíblia. Já houve quem visse um significado especial em todas as passagens com 3.16 (Gênesis 3.16; Êxodo 3.16; etc.) – tudo em função de João 3.16. É possível que disso resulte uma interessante coleção de textos bíblicos, mas esse “3.16” não tem nenhuma relação direta com o que é mais importante na Bíblia. Existem também os que reclamam de edições que colocam o texto em parágrafos, dizendo que fica difícil de localizar os textos, porque os números dos versículos não estão mais alinhados na margem esquerda da página. No entanto, a organização do texto em parágrafos tem por objetivo incentivar a leitura do texto bíblico em trechos mais extensos. O objetivo é desestimular a leitura picotada da Bíblia, aquilo que gosto de chamar de “versiculite”.

Hoje, é muito fácil localizar “João 3.16” em qualquer tradução e edição da Bíblia. Os escritores da Bíblia não tiveram à sua disposição esse recurso dos números ou “endereços” dos textos. Eles não podiam dizer “Salmo 110.1”. Tinham de citar o texto ou fazer referência ao assunto. Dois exemplos: um é Lucas 20.37. Ali, Jesus está discutindo com um grupo de céticos saduceus, gente que negava a possibilidade da ressurreição. Como os saduceus aceitavam apenas os primeiros cinco livros da Bíblia, o Pentateuco, Jesus teve de argumentar com um trecho tirado dessa seção. E ele disse assim: “E que os mortos ressuscitam, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando afirma que o Senhor é o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. Qual é o trecho referente à sarça? É Êxodo 3.6. Como os textos bíblicos não estavam organizados em capítulos e versículos, a única saída que se tinha era dizer “no trecho referente à sarça” e transcrever o que lá se encontra.

Outro exemplo é Atos 8.32, que faz parte do encontro entre o evangelista Filipe e um alto oficial do reino da Etiópia. Aquele homem vinha lendo um trecho da Bíblia e compreendia todas as palavras, mas não sabia de quem aquele texto estava falando. Que trecho era aquele? O escritor de Atos explica:Ora, a passagem da Escritura que ele estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo diante do seu tosquiador, ele não abriu a boca”. Para nós, hoje, este é o trecho de Isaías 53.7-8. E, como sabemos, Filipe deixou claro que esse trecho de Isaías fala de Jesus.

Capítulos e versículos da Bíblia: um sistema que não existia no tempo em que a Bíblia foi escrita, mas que se tornou muito útil. Não como estratégia de leitura, mas como instrumento de busca. Em qualquer lugar do mundo, em qualquer tradução da Bíblia, as pessoas podem encontrar o mesmo trecho, desde que se diga algo como “João 8.36”. Se dependêssemos do número da página, isso seria praticamente impossível.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...