Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Certeza da salvação – a promessa da vida eterna

Você já foi enganado por alguém que prometeu algo e não cumpriu? A maioria de nós já foi enganado. Como você se sentiu? Se constantemente somos enganados, até por pessoas que são muito próximas a nós, por que poderíamos confiar nas promessas de Deus?

Pastor Martinho Carlos Fach
Conselheiro da LLLB

Você já foi enganado por alguém que prometeu algo e não cumpriu? A maioria de nós já foi enganado. Como você se sentiu? Se constantemente somos enganados, até por pessoas que são muito próximas a nós, por que poderíamos confiar nas promessas de Deus? Você acha que podemos ter certeza de que vamos para o céu? Por quê?

Muitas pessoas, ao serem perguntadas sobre a certeza da salvação, dizem que só Deus sabe, e que nós não podemos ter certeza. Mas o cristão pode e deve ter certeza da sua salvação.

Deus quer que tenhamos certeza absoluta da nossa salvação. Não podemos viver nossa vida cristã nos perguntando e nos preocupando a cada dia se realmente estamos salvos. É por isso que a Bíblia coloca o plano da salvação de forma muito clara. Creia em Jesus Cristo e você será salvo, é o que Jesus disse para Nicodemos e para todos nós: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Para o carcereiro de Filipos, que perguntou o que deveria fazer para ser salvo, o apóstolo Paulo falou: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo” (At 16.31). Você crê que Jesus é o Salvador, que ele morreu para pagar o preço por seus pecados? Você confia somente nele para a salvação? Se sua resposta for sim, você é salvo! O próprio Jesus declara a respeito de todos os que nele crerem: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar (Jo 10.28-29).

Apresento duas razões por que podemos saber com certeza que somos salvos:

1. As promessas da Palavra de Deus confirmam a nossa salvação.

A Bíblia fornece muitas passagens que comprovam que podemos ter plena certeza da nossa salvação em Cristo Jesus, mas vou relacionar somente duas:

  1. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).
  2. “Estas coisas escrevi a vocês que creem no nome do Filho de Deus para que saibam que têm a vida eterna” (1Jo 5.13). Não é “talvez tenham a vida eterna”. Sim, você pode saber que tem a vida eterna.  

2. A segunda razão pela qual podemos ter certeza da nossa salvação é a perfeição da obra de Cristo, que nos assegura a salvação. Quando Cristo morreu na cruz, pagou a penalidade de todo o nosso pecado, a sua obra na cruz foi perfeita e completa. Existem muitos versículos da Bíblia que comprovam esta verdade, mas vou relacionar apenas dois:

  1. “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós” (Is 53.6).
  2.  “Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9.13-14).

Conclusão

          A Bíblia contém tanto encorajamento quanto alerta que nunca devemos vacilar numa agonia de dúvidas, nem perecer numa certeza que foi mal colocada. “Aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura” (Hb 10.22).

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...