Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Certeza da salvação – a promessa da vida eterna

Você já foi enganado por alguém que prometeu algo e não cumpriu? A maioria de nós já foi enganado. Como você se sentiu? Se constantemente somos enganados, até por pessoas que são muito próximas a nós, por que poderíamos confiar nas promessas de Deus?

Pastor Martinho Carlos Fach
Conselheiro da LLLB

Você já foi enganado por alguém que prometeu algo e não cumpriu? A maioria de nós já foi enganado. Como você se sentiu? Se constantemente somos enganados, até por pessoas que são muito próximas a nós, por que poderíamos confiar nas promessas de Deus? Você acha que podemos ter certeza de que vamos para o céu? Por quê?

Muitas pessoas, ao serem perguntadas sobre a certeza da salvação, dizem que só Deus sabe, e que nós não podemos ter certeza. Mas o cristão pode e deve ter certeza da sua salvação.

Deus quer que tenhamos certeza absoluta da nossa salvação. Não podemos viver nossa vida cristã nos perguntando e nos preocupando a cada dia se realmente estamos salvos. É por isso que a Bíblia coloca o plano da salvação de forma muito clara. Creia em Jesus Cristo e você será salvo, é o que Jesus disse para Nicodemos e para todos nós: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Para o carcereiro de Filipos, que perguntou o que deveria fazer para ser salvo, o apóstolo Paulo falou: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo” (At 16.31). Você crê que Jesus é o Salvador, que ele morreu para pagar o preço por seus pecados? Você confia somente nele para a salvação? Se sua resposta for sim, você é salvo! O próprio Jesus declara a respeito de todos os que nele crerem: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar (Jo 10.28-29).

Apresento duas razões por que podemos saber com certeza que somos salvos:

1. As promessas da Palavra de Deus confirmam a nossa salvação.

A Bíblia fornece muitas passagens que comprovam que podemos ter plena certeza da nossa salvação em Cristo Jesus, mas vou relacionar somente duas:

  1. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).
  2. “Estas coisas escrevi a vocês que creem no nome do Filho de Deus para que saibam que têm a vida eterna” (1Jo 5.13). Não é “talvez tenham a vida eterna”. Sim, você pode saber que tem a vida eterna.  

2. A segunda razão pela qual podemos ter certeza da nossa salvação é a perfeição da obra de Cristo, que nos assegura a salvação. Quando Cristo morreu na cruz, pagou a penalidade de todo o nosso pecado, a sua obra na cruz foi perfeita e completa. Existem muitos versículos da Bíblia que comprovam esta verdade, mas vou relacionar apenas dois:

  1. “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós” (Is 53.6).
  2.  “Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9.13-14).

Conclusão

          A Bíblia contém tanto encorajamento quanto alerta que nunca devemos vacilar numa agonia de dúvidas, nem perecer numa certeza que foi mal colocada. “Aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura” (Hb 10.22).

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Enchentes no Rio Grande do Sul

Estado vive a pior tragédia climática de todos os tempos

Veja também

Enchentes no Rio Grande do Sul

Estado vive a pior tragédia climática de todos os tempos

Enchente de 2024 na Editora Concórdia

Em uma empresa de 100 anos, muitas são as datas marcantes. Maio de 2024 ficará marcado na história da Editora Concórdia e do Rio Grande do Sul.

“Está o Senhor no meio de nós ou não?

E Jesus afirma: No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.