Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Confirmados na fé em Cristo

Se como indivíduos somos desafiados a reafirmar coisas importantes, também somos desafiados a reafirmar aquilo que nos identifica como Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). O que nós precisamos sempre de novo reafirmar?

       “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças” (Cl 2.6-7).

        Confirmados na fé em Cristo. Este é o enfoque da temática da IELB para 2024. A palavra confirmação é muito importante para nós, pois fomos colocados em comunhão com Deus, pelo batismo, na infância, e, após receber a instrução nas principais doutrinas da fé cristã, reafirmamos a nossa fé no Salvador Jesus e nos comprometemos a renunciar o diabo, servir a Deus e permanecer fiéis à igreja. Na nossa confirmação, as graciosas promessas de Deus nos foram reafirmadas por meio do nosso pastor.

       Se como indivíduos somos desafiados a reafirmar coisas importantes, também somos desafiados a reafirmar aquilo que nos identifica como Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). O que nós precisamos sempre de novo reafirmar?

       Precisamos reafirmar que somos uma igreja luterana confessional, que subscreve todos os documentos confessionais contidos no Livro de Concórdia, publicado em 1580. Isso significa que o nosso ensino e prática estão fundamentados sobre o sólido tripé no qual os reformadores desenvolveram o corpo confessional e doutrinário do luteranismo: Somente a Escritura, Somente a Graça e Somente pela Fé.  Assim, reafirmamos, como fez o apóstolo Paulo, em 1Coríntios 1.23, que pregamos e vivemos fielmente a preciosa teologia da Cruz, mesmo que as outras teologias criadas pela mente humana sejam aparentemente mais atraentes aos olhos modernos.  

       Precisamos reafirmar, também, que somos uma igreja missionária, pois a missão é inerente à teologia da Cruz e é a razão da existência da igreja. Foi essa mensagem que transformou a vida do apóstolo Paulo e o levou a abdicar de todos os seus direitos e privilégios e a dedicar a sua vida à missão de levar o evangelho ao mundo. E foi esta mesma mensagem que motivou nossos pais, em 1899, reunidos em Saint Louis, Missouri, EUA, a enviarem um missionário ao Brasil.  E foi ela que motivou os nossos pais, aqui no Brasil, a trabalharem para a plantação de igrejas em todos os estados do nosso país, enviando pastores e provendo os recursos financeiros para subsidiar essas missões.

     Precisamos reafirmar ainda que somos uma igreja que prima pela formação teológica, pois o próprio Cristo dedicou os três anos de seu ministério à capacitação dos seus apóstolos.  Com esse propósito, nossos pais fundaram o nosso seminário, em 1903, um ano antes da fundação da IELB. A formação de muitos e bons pastores é um desafio que sempre precisa ser reafirmado em nossa igreja, e, para isso, todos nós somos desafiados e convocados. Esta não é uma missão apenas da diretoria da igreja ou do seminário, mas de todos nós (cf Mt 9.37-38).

        Precisamos, entre outras coisas, reafirmar que somos uma igreja que reconhece o valor da educação cristã continuada, começando na infância e acompanhando as pessoas até o fim da vida. Por isso, é muito importante a produção e a publicação de literatura cristã que esteja em conformidade com as Sagradas Escrituras. Para isso, há mais de 100 anos, a IELB fundou a Editora Concórdia, a qual precisa ser mantida e aperfeiçoada na sua missão no presente e no futuro.

       Confirmados na fé em Cristo, juntos, temos o grande desafio de reafirmar nossa confissão, nossa identidade e a nossa missão nesta e nas futuras gerações.  E isso somente é e será possível se estivermos unidos com Cristo e em Cristo. Deus abençoe a todos nós!

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Veja também

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Oração em tempos de calamidade

Por vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller

Das profundezas do coração

Diante da dor, mostramos quem realmente somos.