Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Horst Siegfried Musskopf
Pastor, Coordenador do DEM
[email protected]

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas é uma expressão para falar em crescimento e expansão da igreja, missão. Incomodo-me com a expressão e reflito sobre ela.

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Ovelhas são poderosamente geradas e apascentadas através dos seus meios da graça, Palavra, batismo e santa ceia.

A comparação do pastor e as ovelhas têm sido usada e adaptada de muitas formas falando da vida do povo de Deus, a igreja, do seu relacionamento espiritual com Deus e com o próximo.

Celebrando os 120 anos da IELB, a vemos como o rebanho de ovelhas sendo apascentadas pelo bom Pastor Jesus, graças a Deus!  Olhando o crescimento e a expansão da IELB, em nossas estatísticas percebemos um crescimento vegetativo, que passa a ser negativo. O que estaria acontecendo? Não estão mais sendo geradas ovelhas na IELB; nosso bom Pastor Jesus parou de gerar ovelhas?

Não, ele continua gerando ovelhas onde os meios da graça estão sendo abundantemente oferecidos. Mas há ovelhas que não querem ouvir a voz do bom Pastor Jesus, preferem ouvir outras vozes e acabam se afastando e se perdendo. Triste fim!

E existem outras ovelhas, não deste aprisco, diz Jesus: “Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor” (Jo 10.16). A compaixão de Jesus quer salvar o mundo. “Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor” (Mt 9.36).

Como igreja do Sola Gratia, Sola Fide e Sola Scriptura, a IELB é chamada e comissionada (Mt 28.19-20), para dispensar os meios da graça para que as ovelhas continuem sendo geradas e assim cresçam através da Palavra que cai em boa terra, frutifica e produz a trinta, a sessenta e a cem por um (Mc 4.20).

O que isso tem a ver com a comparação do início, “Ovelhas geram ovelhas, pastores apascentam”? Você, meu irmão e minha irmã da IELB, é uma ovelha gerada pelo bom Pastor Jesus e por ele apascentada. Glórias a Deus! Você foi batizado e ensinado em todas as coisas que Jesus ordenou. Que privilégio! O Espírito Santo o chamou pelo evangelho, o ilumina com os seus dons, santifica e conserva na verdadeira fé, através dos meios da graça, meios vivificadores e revitalizadores, dispensados pelo próprio bom Pastor Jesus, através da igreja.

Mas não só isso, o Espírito Santo também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo, o bom Pastor, a conserva na verdadeira e única fé.  Nesta cristandade, esse rebanho de ovelhas do bom Pastor Jesus, do qual a IELB faz parte, Ele perdoa a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados, e, no dia derradeiro, ressuscitará a todos os mortos, e dará a todos os crentes em Cristo, a vida eterna. Você, ovelha gerada e apascentada pelo bom Pastor Jesus, é comissionado a fazer discípulos de Jesus em sua vocação, seu chamado, com uma vida de discipulado onde Deus colocou você para ser um “pequeno Cristo”, como diz Lutero, na vida dos que estão se perdendo.

Ao celebrarmos 120 anos de IELB, reconheçamos que somos o rebanho do bom Pastor Jesus, a igreja dos meios da graça, os únicos meios que poderão fazer crescer e expandir a IELB, quando compartilhados abundantemente, assim como o próprio bom Pastor Jesus nos ensina, orienta e admoesta. O bom Pastor Jesus continue apascentando a IELB.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Veja também

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Um fim em comum!

E para cumprir com seu propósito, a IELB: utilizará os meios de comunicação; produzirá e distribuirá livros e material religioso, fundando e mantendo organizações com essa finalidade. Esse é o porquê de a Igreja ter uma editora.

14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (14º ENEL)

Em 1524, Lutero elaborou um documento que lançaria as bases de conceitos como educação pública e gratuita, universalização do ensino, ludicidade no processo ensino-aprendizagem, educação interacionista, protagonismo do aluno, aprendizagem significativa e de uma educação com propósitos existenciais, fundamentada nos princípios cristãos.