Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Saiba mais sobre a Educação Teológica por Extensão (ETE)

DEFINIÇÃO

A Educação Teológica por Extensão (ETE) baseia-se no princípio de que a pessoa pode aprofundar seus conhecimentos teológicos estudando ali onde se encontra, mediante orientação adequada. Para tanto, são utilizadas técnicas de ensino-aprendizagem que levam o aluno a uma formação específica, na qual, em vez do aluno ir à escola, a escola vai até o aluno. A pessoa ingressa num programa formal de educação onde, respeitando suas próprias possibilidades de tempo e as do grupo, vai completando sua formação.

OBJETIVOS

Os objetivos gerais do programa da ETE são:

aprimorar o conhecimento teológico das pessoas que o desejam, a fim de que sejam cristãos melhor aparelhados para o seu agir no mundo;

formar líderes auxiliares do Ministério Pastoral nas áreas de educação cristã e evangelismo (diáconos e diaconisas em Educação Cristã, Evangelismo e Ação Social) conforme definidos no Regimento da IELB.

PRÉ-REQUISITOS

O pré-requisito para candidatos ao programa é a conclusão dos estudos de ensino fundamental ou estar atuando na área de educação cristã, evangelização ou ação social na sua congregação.

ALUNOS

O programa foi preparado visando alunos membros de congregações da IELB. No entanto, candidatos não filiados a esta denominação cristã poderão participar do programa, segundo critérios e possibilidades da congregação da IELB local.

DURAÇÃO

Cada curso poderá ser completado em um ano e meio, caso o aluno ou grupo de alunos possa concluir um módulo a cada semestre. O tempo de duração varia de acordo com a disponibilidade de tempo que cada aluno ou o grupo reserva para seus estudos.

O(a) aluno(a) estuda e prepara os seus trabalhos e provas a partir das instruções dadas pelo professor da disciplina. Isso dá ampla liberdade aos alunos para que estudem conforme as suas possibilidades e disponibilidade de tempo, tornando os cursos bastante flexíveis. Sugere-se que os alunos tentem fazer um módulo por semestre, o que daria um total de um ano e meio para concluir o curso (20 créditos) e dois anos e meio (34 créditos) para se tornar um diácono/diaconisa.

CURSOS OFERECIDOS

A ETE oferece seis cursos de diferentes terminalidades. Cada curso é composto de dez disciplinas num total de vinte créditos, subdivididos em três módulos sendo que o primeiro módulo é comum a todos os cursos.

Bíblia – Para servir na área da educação cristã com ênfase no preparo e aplicação do estudo bíblico.

Ação Social Cristã – Para servir na área da ação social cristã visando o planejamento e a elaboração de projetos sociais. Questões metodológicas a serviço de uma prática diaconal mais organizada e efetiva. A comunidade como agente organizado da ação diaconal.

Ética Cristã e Cidadania – Para servir na congregação e no contexto da mesma. Este curso objetiva capacitar pessoas que desejam compreender o cenário atual e as tendências da ética cristã e cidadania e desejam obter maior aprendizado sobre relacionar a ação comunitária com participação democrática.

Evangelização – Para servir na área do evangelismo. Este curso visa preparar todo o povo de Deus para uma evangelização mais efetiva nas congregações e pontos de missão.

Ensino – Para servir na área de educação cristã, especialmente na Escola Dominical e Ensino Confirmatório, como auxiliares dos ministros chamados da IELB.

Liderança Cristã – Para servir como líder. Este curso fornece parâmetros para uma atuação saudável de líderes cristãos na igreja e na sociedade.

Mais informações:

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A parábola do semeador

A cultura digital afasta-nos da terra. Por mais evoluídos que sejamos, não podemos perder contato com a terra, a terra somos nós mesmos, pó é nossa origem e nosso destino. O período de uma vida transcorre de pó a pó

Veja também

A parábola do semeador

A cultura digital afasta-nos da terra. Por mais evoluídos que sejamos, não podemos perder contato com a terra, a terra somos nós mesmos, pó é nossa origem e nosso destino. O período de uma vida transcorre de pó a pó

A subjetividade contemporânea do rolar a tela do celular

O Tik Tok passa a predominar e compor o mundo intrapsíquico do ser humano. E tal composição atinge milhões de pessoas, como uma espécie de hipnose pandêmica.

A dolorosa volta para casa

Após 20 ou mais dias, vítimas da enchente no RS começam a retornar aos seus lares para limpeza e reconstrução