Evangelismo e descanso

O cansaço domina a vida moderna. Estamos cansados de estar cansados. No entanto, o problema não é o trabalho. Segundo os pesquisadores J. Robinson e G. Godbey, nos Estados Unidos de hoje se trabalha menos horas do que em décadas anteriores. Provavelmente não é diferente no Brasil. Se isso for verdade, por que estamos tão cansados? Há diversas razões, mas uma, em especial, relaciona-se com o evangelismo: a crescente ditadura da performance na vida. Essa ditadura transformou hobbies e lazer, que antes nos davam prazer, em atividades semi-profissionais.

Mesmo trabalhando menos horas que nossos pais e avós,[1] estamos cansados porque nossas atividades de lazer e descanso parecem constantemente vigiadas. Em qualquer simples atividade de lazer, sentimos uma pressão social quase irresistível para comprar equipamentos profissionais, assinar planos de treinamento e estabelecer metas de participação em competições.

Essa ditadura da performance não é de hoje. O povo de Israel, que havia sido libertado da escravidão de Faraó, confiava quase que exclusivamente em seus esforços. Assim, diante dos problemas que o deserto lhe trazia, o povo escolhia buscar a resolução em suas capacidades e esquecia-se de Deus. O autor de Hebreus, citando o salmo 95, lembra qual foi o resultado da falta de fé do povo: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso” (Hb 4.5).

O verdadeiro descanso não é alcançado por uma questão de “otimização” do tempo e da fé. Os cansados e sobrecarregados encontram alívio somente em Jesus (Mt 11.28). Ele é o sumo sacerdote que “foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hb 4.15-16).

Em Jesus, recebemos poder do Espírito para lutar contra a tentação da ditadura da performance. Sem deixarmos de ser profissionais com o nosso ganha-pão, saberemos ver nossas famílias e lazer como espaço de santificação e descanso. Assim atrairemos pessoas que desejarão conhecer o segredo de uma vida que consegue espalhar misericórdia e não “correria agustiante”.

Pensando na dificuldade que temos em encontrar momentos de calma e repouso, a Hora Luterana criou o plano de leitura bíblica “Preciso de Descanso”, que nos faz encontrar refrigério nos braços de Jesus por meio de textos bíblicos e devocionais curtos (com áudio). Conheça esse plano de leitura por meio do QR code.

Convide outras pessoas para fazer esse plano de leitura bíblica e compartilhe comigo sua experiência. Não analisarei a performance de sua ação. Só desejo me alegrar com sua experiência de descanso na Bíblia. Isso vale todo o trabalho da Hora Luterana.


[1] John Robinson and Geoffrey Godbey, “Are Average Americans Really Overworked?” in: Meilaender, Working, 2000, p.228ff.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma nova epidemia silenciosa. Ela não se transmite pelo ar nem aparece em...

Veja também

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma...

A epidemia da solidão

Mesmo diante de tão grande conexão virtual, pessoas estão cada vez mais carentes de conexões reais

IELB celebra 121 anos com culto em SP

Presidente destacou a urgência da missão e o combate ao relativismo em sua mensagem