Há um século publicando a Palavra

IELB celebra os 100 anos da Editora Concórdia com culto festivo

Dia 13 de agosto de 2023 é mais uma data que ficará registrada na história… e eternizada nas páginas do Mensageiro Luterano, revista da IELB publicada pela Editora Concórdia. O marco se dá justamente pela comemoração do centenário da Editora, responsável pela publicação de inúmeros materiais – de certidões, liturgias, catecismos, hinários e devocionários a livros teológicos e para edificação da vida cristã – que já alcançaram e transformaram a vida de incontáveis pessoas. Não há como contabilizar! “Deus inspirou e motivou pessoas a criar e manter a Editora, e, através dela, fez chegar a sua Palavra a milhares de pessoas que nunca saberemos o número exato”, disse o editor da IELB, pastor Nilo Wachholz, na mensagem do culto festivo pelos 100 anos da Editora, no dia 13 de agosto, na Congregação Cristo, em Porto Alegre, RS.

O fato é que a Editora Concórdia faz parte da vida de muitas pessoas, desde o nascimento até a morte, como pontuou o presidente da IELB, pastor Geraldo Schuler, em sua saudação, ao refletir sobre a importância da Editora na vida de cada um, desde o certificado de batismo e por toda a vida, sendo alimentados com liturgias, hinários e devocionários, entre outros materiais cristãos. “Que Deus abençoe a Editora, e que nós a abracemos para que ela possa fazer parte da vida das próximas gerações, como foi para mim e tantas pessoas, sendo uma grande ferramenta nas mãos de Deus para abençoar e nos conduzir pela vida de fé para a vida eterna”, completou o presidente.

LANÇAMENTOS

O presidente da Editora, Rogério Hickel, destacou o engajamento dos parceiros e colaboradores para que a Editora se mantenha ativa e atendendo as necessidades, sobretudo da igreja. “Ela é uma jovem senhora muito ativa, e queremos mantê-la assim”, referindo-se aos seus lançamentos e projetos, que foram apresentados pela equipe de liderança da Editora. Entre eles, o novo portal, mais acessível, interativo e com mais conteúdo.

Outro lançamento apresentado no domingo foi o livro Os Dez Mandamentos – Valores sólidos para um mundo líquido” (adquira aqui), de Erní Walter Seibert, pastor da IELB e diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Seibert não pôde estar presente no evento, mas a SBB estava representada pelo assessor de projetos, Valter Kuchenbecker, e pelo promotor institucional, Maicon Lopes.

Outros parceiros também prestigiaram o evento: Editora Sinodal, Comissão Interluterana de Literatura (CIL), Seminário Concórdia, Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL), Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB) e os conselheiros dos distritos Porto-alegrense (DIPA), Vale do Rio Gravataí (DIGRA) e Vale dos Sinos (DIVASI).

HOMENAGENS

O pastor Tomaz Rodrigues de Lima, representante da Convenção das Igrejas Batistas Independentes, entregou uma placa em homenagem à Editora. “Como membro de nossa editora confessional, escritor e redator há longos anos, percebo a difícil tarefa de manter uma editora, mas é uma tarefa muito linda e abençoada”, disse ele, finalizando com um trecho do hino “Castelo Forte”, que foi entoado por todos os presentes. “Sou batista, mas reconheço Lutero como homem de Deus”, confessou.

O presidente da CIL e diretor da Editora Sinodal, Robson Luís Neu, também agradeceu pelo trabalho e parceria: “Compartilhamos das alegrias e dores, mas quando nosso foco está em Cristo, encontramos saídas que humanamente não encontraríamos. Creio que é por isso que a Concórdia chegou ao centenário. Vida longa à Editora!”

A Editora também recebeu cartas e e-mails com cumprimentos de outras denominações religiosas convidadas para o evento.

GRATIDÃO PELO PASSADO, CONFIANÇA NO PRESENTE E ESPERANÇA NO FUTURO

Cerca de 200 pessoas participaram presencialmente do culto festivo, que teve como liturgistas o vice-presidente de Educação Cristã da IELB, pastor Fernando Garske, o conselheiro do DIPA, pastor Horst Musskopf, e o pastor da Congregação Cristo, Ismar Pinz; e, como pregador, o pastor e editor Nilo Wachholz. O culto foi transmitido pelo canal da IELB no youtube (assista aqui).

Sob o tema “O amor, a fidelidade e a eternidade de Deus”, pastor Nilo resgatou a história da Editora para compreender seu propósito e vislumbrar seu futuro. “Se olharmos a Editora como fábrica ou centro de edificação e transformação de vida, veremos que seu propósito, seu alvo é muito maior do que publicar e comercializar livros. Talvez vejamos como extensão da missão da igreja, sendo o meio de levar a Palavra de Deus, transformando vidas para sempre.”

Também reconheceu o papel de cada um ao longo dessa história centenária: “Deus inspirou e motivou pessoas a criar e manter a editora, e, através dela, fez chegar a sua Palavra a milhares de pessoas, que nunca saberemos o número de pessoas alcançadas. Foi sob a graça e a bênção de Deus, e também sob o testemunho, a fidelidade ao evangelho, a dedicação e a doação de tempo, dons e bens de pessoas de todas as idades, dentro e fora do Brasil, que esta história foi construída e consolidada. Acima de tudo, o amor, a fidelidade e a eternidade de Deus foi a motivação e a força motora e protetora que nos trouxe até aqui. Gratidão pelo passado, confiança no presente e esperança no futuro”.

Por fim, reafirmou que a Editora quer continuar sendo relevante hoje e para as futuras gerações, compartilhando a única Palavra que permanece para sempre e transforma vidas.

MEMÓRIAS

“E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17).

“Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is 55.11).

Ambos os versículos bíblicos traduzem o propósito da Editora Concórdia. Por meio de inúmeros e variados materiais, contribuiu para a formação e informação cristãs de muitas gerações, edificando pessoas, transformando vidas.

Durante os eventos alusivos ao seu centenário, tivemos muitas lembranças especiais compartilhadas por pessoas que fizeram e fazem parte dessa história, seja como colaborador ou consumidor.

Veja alguns depoimentos:

“100 anos de bênçãos! Ainda guardamos a certidão de batismo. Meu esposo foi batizado em Getúlio Vargas, RS, eu fui batizada em Joinville, SC.  Certidões produzidas na Casa Publicadora Concórdia, depois denominada Editora Concórdia. A partir dos meus 9 anos, em família, realizávamos devoção diariamente, lendo o devocionário Castelo Forte. Quando ingressei na instrução de confirmação, pude estudar as principais doutrinas da Bíblia através do Catecismo Menor e conhecer melhor as histórias da Bíblia com o manual Histórias Bíblicas, também publicados pela nossa querida Editora. Ela foi uma bênção na minha infância, na juventude, na fase adulta e continua sendo bênção. Participei durante 16 anos da Comissão da Escola Dominical da IELB e pude testemunhar o empenho na realização e produção de muitos materias, livros, manuais para professores e crianças, fitas cassete, CDs e DVDs.  A palavra que deixo é gratidão.”

Eliane Sabka

“Lembro com carinho e emoção os queridos funcionários e conselho administrativo que uniram (ou melhor, unimos) forças para recuperar a economia da empresa num dos momentos mais delicados. Muito trabalho, absoluto sigilo dos problemas, enorme alegria na recuperação alcançada, manter as atividades editoriais, fortalecer as relações com os parceiros.  Em cem anos, muito disso ocorreu.  O pastor Nilo disse bem: é uma vocação. Muita emoção enquanto vivia o culto do centenário: todos os administradores, diretores, funcionários, autores, revisores, divulgadores, clientes e usuários – cada um tem uma história a contar. E mais histórias há pela frente. A Editora Concórdia é de Deus. O que ela faz, é de Deus. Quem a faz, é de Deus. Seus resultados, são de Deus. Então, só a ele a glória.”

Pastor Martinho Krebs

“Sou grato por aqueles que tanto se empenharam e ainda se empenham com alegria em apresentar Jesus a tantas pessoas, como um dia aconteceu comigo!”

Edjalma Albuquerque

“Lembro dos anos 1970, quando colocamos muita literatura no interior de Canguçu, RS. Devocionários, bíblias…”

Pastor Erico Armindo Riegel

“Editora Concórdia sempre presente nos lares cristãos.”

Elisa Farina

“O Mensageiro Luterano era minha fonte de pesquisa na Escola, amava e ainda amo. Trabalhei, de 2004 a 2014, como coordenadora da revista Servas do Senhor. Foi muito bom. Sou grata. PARABÉNS, Concórdia! Também, por todas as literaturas e o Castelo Forte.”

Christiane Lehenbauer

“Tive o prazer de trabalhar sete anos nesta casa. Tenho boas lembranças da Concórdia. Parabéns pelos cem anos!”

Jose Olavio Witt

Outros relatos emocionantes também podem ser conferidos no programa Revista CPT, do Canal CPT, com a participação da liderança da Editora (assista aqui).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Despedida e recepção de pastor em Ivaí, PR

Pastor Jandir Krebs recebe título de emérito e pastor Juliano Mülling Timm é instalado na Paróquia São Paulo

Veja também

Despedida e recepção de pastor em Ivaí, PR

Pastor Jandir Krebs recebe título de emérito e pastor Juliano Mülling Timm é instalado na Paróquia São Paulo

Acontece nas melhores famílias!

O que vemos nos consultórios hoje em dia, mascarados de supostos diagnósticos e muitos rótulos, são grandes exemplos da falta de tempo em família.

Congressão JELB 2025

Programação será dos dias 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, em Sumaré, SP