FOTOS: Thiago Sazana/Seminário Concórdia
No dia 7 de dezembro de 2024, realizou-se no auditório do Centro Educacional Concórdia, em São Leopoldo, RS, o ato solene de formatura de Habilitação para o Ministério Pastoral. A cerimônia foi transmitida pelo canal do Seminário Concórdia no YouTube:
O ato de formatura integrou um culto solene em que foi liturgista o prof. me. Silvio Ferreira da Silva Filho e pregador o prof. dr. Clóvis Jair Prunzel, paraninfo da turma, que baseou sua mensagem nas palavras do lema dos formandos: “Cri, por isso falei” (2Coríntios 4.13).
Os formandos prestaram homenagem aos professores esp. Leonidio Schulz Görl e me. Silvio Ferreira da Silva Filho, assim como às funcionárias Eloise Cristina Schneider Marquardt e Valéria Eunice Fick Janke Eberte.
Compuseram a mesa: o diretor do Seminário Concórdia, prof. dr. Gerson Luis Linden; o coordenador acadêmico e coordenador da pós-graduação, prof. dr. Anselmo Ernesto Graff; o secretário da Congregação de Professores, prof. esp. Leonidio Schulz Görl, o paraninfo da turma, prof. dr. Clóvis Jair Prunzel, o presidente da IELB, pastor Geraldo Walmir Schüler e o vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Frederico Pieper Gumz.
A seguir foi concedido o grau de Mestre em Teologia Livre para oito formandos e habilitados dez novos pastores para servir à Igreja.
Receberam o grau de Mestre em Teologia Livre:
1. Adrián Correnti. Tema de sua dissertação: “Francisco de Enzinas: vida y obra de un luterano español del siglo XVI”;
2. Airton Scheunemann Schroeder. Tema de sua dissertação: “Deus cuida do próximo – o princípio luterano confessional da misericórdia à partir do Decálogo”;
3. Helvécio José Batista Júnior. Tema de sua dissertação: “A bendita esperança: A promessa da redenção e sua antecipação no culto divino a partir de uma análise de Romanos 8.18-24”;
4. Leonidio Schulz Görl. Tema de sua dissertação: “A Contribuição da Teologia da Cruz a partir do debate de Heidelberg para a prática do aconselhamento pastoral”;
5. Marcelo Júnior Götz. Tema de sua dissertação: “O Sacerdócio real e o seu campo de missão: uma revisão bibliográfica do tema em revistas teológicas luteranas e outras tradições teológicas”;
6. Paulo André Barbosa da Silva. Tema de sua dissertação: “Palavra Viva: Hermenêutica, Pregação e o Processo de Transmissão da Mensagem Bíblica”;
7. Silvio Adolfo Donat. Tema de sua dissertação: “La Eclesiología de Los Artículos de Esmalcalda”;
8. Tiago José Albrecht. Tema de sua dissertação: “A entrega do sermão confessional luterano na Idade Mídia”.
Receberam diplomação em Habilitação ao Ministério Pastoral:
1. Águila Klock Marquardt, filho de Charles Artur Marquardt e Eliane Terezinha Klock, nasceu em 21/11/1990, em Indaial, SC. Casado com Eloise Cristina Schneider Marquardt e pai do Davi Miguel Marquardt, 7 anos.
Chamado para a Congregação Bom Futuro (Penha, SC): “Desejo servir a Cristo como um fiel despenseiro dos mistérios de Deus e levar a mensagem de consolo e esperança aos corações sedentos pela Palavra”.
2. André Filipe Klippel Nimer, filho de Anildo Nimer e Maria Raquel Klippel Nimer, nasceu em 23/3/1999, em Vila Velha, ES. Casado com Marina Reinhold Timm.
Chamado para a Congregação Voz da Cruz (Vacaria, RS): “Tenho a expectativa de que, no ministério pastoral, minha família e eu possamos viver e nos fortalecer como filhos de Deus, onde quer que estejamos. A partir disso, espero realizar o trabalho de apascentar o rebanho de Jesus Cristo, conforme Ele ordenou. Também desejo, como despenseiro dos dons e da graça de Deus no lugar onde estiver, ter a alegria de conduzir pessoas ao Reino de Deus. Como cristão chamado ao ministério pastoral, pretendo proclamar a Boa Nova do Evangelho, que mata e faz viver, que cria do nada e recria o que já foi criado, para, por meio da Palavra e dos Sacramentos, edificar e manter firmes os corações e as mentes na promessa e na realidade da redenção dos filhos de Deus”.
3. Edivan Eberte, filho de Samuel Eberte e Felipina Brüske Eberte, nasceu em 12/12/1998, em Santa Maria de Jetibá, ES. Casado com Valéria Eunice Fick Janke Eberte.
Chamado para a Congregação Santíssima Trindade (Joinville, SC): “Como mensageiro do Cristo crucificado, desejo proclamar, pela Palavra e os sacramentos, que bendito é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que, no seu perdão e na sua salvação podemos nos alegrar e exultar. Rogo ao Espírito Santo, que me auxilie diariamente a servir a Deus e a todas as pessoas, na certeza de que o SENHOR é a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do Seu nome, Ele me conduzirá e me guiará (Salmo 31.3 – ARA)”.
4. Fabiano Schran, filho de Hermann Carlos Alberto Schran e Elizabete Terezinha Fontana, nasceu em 5/4/1986, em Prudentópolis, PR. Casado com Andriele Muller Schran, pai de Kyara Muller Schran (16 anos) e Kamyla Muller Schran (13 anos).
Chamado para a Congregação Bom Pastor (Floriano, PI): “Partindo da premissa que o ‘paradoxo’ e o mistério são o ponto de partida para confiança em Deus, estamos muito felizes pela oportunidade que Ele nos deu de sermos Seus instrumentos na proclamação do Evangelho num lugar desconhecido. Certamente ‘Deus não nos enviará para um lugar onde Sua graça não nos possa alcançar’ (frase do pastor Maximiliano, que lembrarei a vida toda)”.
5. Gabriel Fernando Hartmann, filho de Mario Hartmann e Nadir Rosane Hartmann, nasceu em 6/10/1998, em Doutor Maurício Cardoso, RS. Casado com Suelin Giovana Pauli Hartmann.
Chamado para a Congregação Paz (Caxias do Sul, RS): “É um privilégio imerecido que Deus me concedeu. Espero que, como um instrumento de Deus, Ele me use para que outras pessoas venham a conhecer Jesus. Sei que serão muitos os desafios, mas o Senhor da Igreja tudo conduz e dirige para o bem, pessoal, da minha família e da Igreja Dele”.
6. Gabriel Patricio Torquet, filho de Simão Pedro Torquet e Paulina Hase Patricio Torquet, nasceu em 6/2/1998, em Afonso Cláudio, ES. Casado com Lileyjhane Gleyce Küster Torquet.
Chamado para a Congregação Trindade (Carapina, Serra, ES): “Quero levar a Palavra de Deus a todas as pessoas. Sei que essa missão exige cuidado, dedicação e compromisso, mas tenho plena convicção de que Jesus, que afirmou: ‘Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos’ (Mateus 28.20), estará presente em todos os momentos do ministério. Além disso, minhas expectativas também estão relacionadas ao crescimento pessoal e espiritual, buscando continuamente servir com humildade e amor, confiando na presença constante da ação do Espírito Santo, que usa o pastor como instrumento para guiar e cuidar do rebanho de Cristo a cada passo”.
7. Gustavo Moresco da Silva, filho de Enio da Silva e Cristine Moresco, nasceu em 23/8/1996, em Sapucaia do Sul, RS. Casado com Gabriela Cabanas Tobin Moresco e pai do Nathan Tobin Moresco.
Chamado para a Congregação São Paulo (Arroio do Meio, RS): “Meu desejo é servir na Igreja de Cristo através da correta administração dos Meios da Graça”.
8. Nathan da Silva Buzzatto, filho de Elirio José Buzzatto e Nilza Oliveira da Silva Buzzatto, nasceu em 21/4/1987, em Paraguaçú Paulista, SP. Solteiro.
Chamado para a Congregação da Penha (Penha, RJ): “Espero poder me envolver na vida da congregação, ser um aconselhador e ouvinte de cada membro e contribuir para a edificação de cada vida no exercício do ministério pastoral”.
9. Samuel William Cortes Rodrigues, filho de Wellington Tadeu Cortes Rodrigues e Maria da Piedade Cortes Rodrigues, nasceu em 23/11/1991, em Belo Horizonte, MG. Solteiro.
Chamado para a Congregação Santíssima Trindade (Ji-Paraná, RO): “Será muito bom poder conhecer uma nova congregação e espero poder aproveitar, com todo o empenho, as oportunidades dadas por Cristo para a proclamação da sua Palavra”.
10. Vitor Gabriel Bratz, filho de Jairo Ildefonso Bratz e Irene Rieger Bratz, nasceu em 27/11/1987, em Cerro Largo, RS. Casado com Fernanda da Silva Bernardo Bratz.
Chamado para a Missão Araguaína, TO: “Tenho as melhores expectativas possíveis, pois sabemos que Deus estará sempre conosco, ele nos guiará para que o trabalho ocorra bem e para que mais pessoas possam ser alcançadas pelo amor de Deus”.
Os habilitados ao Ministério Pastoral prestaram juramento conduzidos pelo formando Gabriel Fernando Hartmann e se manifestaram através do orador da turma, Fabiano Schran.
JANTA MELANCÓLICA
Tradicionalmente, no dia anterior à formatura ocorre a janta melancólica, que reúne os formandos, familiares e convidados, os professores do Seminário, Diretoria Nacional da IELB e os representantes das Organizações Auxiliares da IELB para um momento de confraternização e despedida.