Um organismo criado para crescer

7º Concílio Nacional de Pastores reuniu mais de 500 participantes em Bento Gonçalves, RS, para discutir sobre o tema Organismo & Organização

O 7º Concílio Nacional de Pastores da IELB reuniu mais de 500 pastores, cinco leigos e dez servas, entre os dias 3 e 5 de setembro, em Bento Gonçalves, RS. O evento teve a sua primeira parte online, com seis lives realizadas entre julho e agosto, sobre a temática desta edição “Igreja: Organismo & Organização”. As gravações podem ser acessadas neste link: https://ielb.info/VjYwL.

A programação contou com dois painéis, abordando temas como a natureza e história da Igreja, e propósito e prática, ministrados pelos pastores Vilson Scholz (online) e Fernando Garske (vice-presidente de Educação Cristã), e professores do Seminário Concórdia, Leonidio Görl e Mário Rafael Fukue, respectivamente. Também promoveu o debate sobre o futuro da IELB e a importância da unidade e cooperação entre os membros e discutir sobre um novo Código de Ética Pastoral.

Após o devocional de abertura, conduzido pelo presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, o coordenador da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE), o professor emérito dr. Paulo Wille Buss, apresentou aos conciliares o texto do Código de Ética Pastoral da IELB, com correções e sugestões de alterações que foram apreciados e debatidos pelos conciliares na sessão da noite. Com as sugestões do plenário, o texto volta para a CTRE, para nova avaliação e redação até a sua aprovação final na Convenção Nacional, em 2026.

Os vice-presidentes de Ensino, pastor Joel Müller; de Ação Social, pastor Airton Schroeder; e de Comunicação, Éderson Wasem, apresentaram os livros presentes na sacola com o material do Concílio, entregue aos inscritos. Todos receberam exemplares do Mensageiro Luterano, e os livros: CARNE E SANGUE – Por que a Igreja está morrendo se Jesus vive? E a MISSÃO a partir da CRUZ, em duas versões: acadêmica e a edição para leigos. E ainda a revista MISERICÓRDIA em Ação, um guia para pastores em meio a desastres. Todas as publicações em português, da Editora Concórdia.

No espaço da Comissão de Planejamento (CP), os integrantes Éderson Wasem e pastor Sérgio Lutz apresentaram um resumo da pesquisa feita com os pastores da IELB sobre o Planejamento IELB 2050, que será publicada detalhadamente no ML online e impresso.

Em outro momento, a CP e o presidente do Conselho Diretor (CD), Juliano Belz, expuseram o andamento dos trabalhos do GT 50, grupo de trabalho criado na última reunião ordinária do CD, em novembro passado, para planejar o futuro da IELB para 2050.

O vice-presidente de Comunicação falou ainda da nova plataforma de cadastro e estatísticas da IELB, o Tabula, destacando que ele está em permanente construção e atualização. E solicitou o engajamento dos pastores e lideranças, responsáveis pela atualização dos dados, a fim de atender cada vez melhor suas finalidades e possibilidades.

O vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, também fez uso da palavra, destacando as ações do DEM junto a congregações da IELB.

Durante a programação, houve uma exposição sobre a Faculdade Luterana Concórdia por parte do diretor, prof. Gerson L. Linden e do prof. Anselmo E. Graff, coordenador acadêmico, esclarecendo aos conciliares o papel desta nova instituição da IELB na formação pastoral e as oportunidades que virão à frente na área educacional.

O culto de encerramento teve como liturgistas os professores Leonidio e Fukue e pregador o presidente da IELB. O pastor local, Sérgio Palzer, administrou a Santa Ceia. A mensagem do pastor Geraldo Schüler teve como tema “Um organismo criado para crescer”, baseada no versículo-chave do evento: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor” (Ef 4.15-16 NAA).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Jubileu de Ouro em Itajaí, SC

Congregação Santíssima Trindade celebra 50 anos de bênçãos

Veja também

Jubileu de Ouro em Itajaí, SC

Congregação Santíssima Trindade celebra 50 anos de bênçãos

Na companhia da Bíblia em 2026

Neste próximo ano litúrgico (com início no final de novembro de 2025), teremos uns 40 domingos com leituras tiradas do Evangelho Segundo Mateus

125 ANOS DA MISSÃO DA LCMS NO BRASIL

Qual é a idade da IELB?           Algumas pessoas não...