O 7º Concílio Nacional de Pastores da IELB reuniu mais de 500 pastores, cinco leigos e dez servas, entre os dias 3 e 5 de setembro, em Bento Gonçalves, RS. O evento teve a sua primeira parte online, com seis lives realizadas entre julho e agosto, sobre a temática desta edição “Igreja: Organismo & Organização”. As gravações podem ser acessadas neste link: https://ielb.info/VjYwL.
A programação contou com dois painéis, abordando temas como a natureza e história da Igreja, e propósito e prática, ministrados pelos pastores Vilson Scholz (online) e Fernando Garske (vice-presidente de Educação Cristã), e professores do Seminário Concórdia, Leonidio Görl e Mário Rafael Fukue, respectivamente. Também promoveu o debate sobre o futuro da IELB e a importância da unidade e cooperação entre os membros e discutir sobre um novo Código de Ética Pastoral.
Após o devocional de abertura, conduzido pelo presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, o coordenador da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE), o professor emérito dr. Paulo Wille Buss, apresentou aos conciliares o texto do Código de Ética Pastoral da IELB, com correções e sugestões de alterações que foram apreciados e debatidos pelos conciliares na sessão da noite. Com as sugestões do plenário, o texto volta para a CTRE, para nova avaliação e redação até a sua aprovação final na Convenção Nacional, em 2026.
Os vice-presidentes de Ensino, pastor Joel Müller; de Ação Social, pastor Airton Schroeder; e de Comunicação, Éderson Wasem, apresentaram os livros presentes na sacola com o material do Concílio, entregue aos inscritos. Todos receberam exemplares do Mensageiro Luterano, e os livros: CARNE E SANGUE – Por que a Igreja está morrendo se Jesus vive? E a MISSÃO a partir da CRUZ, em duas versões: acadêmica e a edição para leigos. E ainda a revista MISERICÓRDIA em Ação, um guia para pastores em meio a desastres. Todas as publicações em português, da Editora Concórdia.
No espaço da Comissão de Planejamento (CP), os integrantes Éderson Wasem e pastor Sérgio Lutz apresentaram um resumo da pesquisa feita com os pastores da IELB sobre o Planejamento IELB 2050, que será publicada detalhadamente no ML online e impresso.
Em outro momento, a CP e o presidente do Conselho Diretor (CD), Juliano Belz, expuseram o andamento dos trabalhos do GT 50, grupo de trabalho criado na última reunião ordinária do CD, em novembro passado, para planejar o futuro da IELB para 2050.
O vice-presidente de Comunicação falou ainda da nova plataforma de cadastro e estatísticas da IELB, o Tabula, destacando que ele está em permanente construção e atualização. E solicitou o engajamento dos pastores e lideranças, responsáveis pela atualização dos dados, a fim de atender cada vez melhor suas finalidades e possibilidades.
O vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, também fez uso da palavra, destacando as ações do DEM junto a congregações da IELB.
Durante a programação, houve uma exposição sobre a Faculdade Luterana Concórdia por parte do diretor, prof. Gerson L. Linden e do prof. Anselmo E. Graff, coordenador acadêmico, esclarecendo aos conciliares o papel desta nova instituição da IELB na formação pastoral e as oportunidades que virão à frente na área educacional.
O culto de encerramento teve como liturgistas os professores Leonidio e Fukue e pregador o presidente da IELB. O pastor local, Sérgio Palzer, administrou a Santa Ceia. A mensagem do pastor Geraldo Schüler teve como tema “Um organismo criado para crescer”, baseada no versículo-chave do evento: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor” (Ef 4.15-16 NAA).