A correta distinção entre Lei e Evangelho

A correta distinção entre Lei e Evangelho é um conjunto de preleções de Carl Ferdinand Wilhelm Walther.
Walther fez duas séries de preleções sobre a polaridade Lei e Evangelho. A primeira foi apresentada em 1878 e reunia 13 teses. A segunda, de 25 teses, é a que deu origem a este livro. A primeira edição, em língua alemã, aconteceu em 1897. Esta edição foi traduzida para o inglês em 1929. A edição portuguesa foi baseada na tradução inglesa e confrontada com a edição alemã.
Lutero disse que daria de bom grado o título de Doutor a quem fosse capaz de distinguir corretamente a Lei e o Evangelho. Com a edição brasileira deste clássico da Teologia cristã, a Editora Concórdia oferece aos leitores de fala portuguesa uma ferramenta preciosa para a compreensão e o aprendizado desta dicotomia dinâmica que permeia as Sagradas Escrituras.


Sobre o autor
Carl Ferdinand Wilhelm Walther nasceu a 25 de outubro de 1811, em Langenchursdorf, Saxônia, Alemanha. Seu pai era pastor, como também o foram seus avô e bisavô. Walther recebeu sua educação na casa paterna, na escola da aldeia, na escola da cidade de Hohenstein e no Ginásio de Schneeberg.
Em 1829, entrou na Universidade de Leipzig, onde se dedicou ao estudo da Teologia. Formou-se em 1833.
No ano de 1837, começou a trabalhar como pastor em Braeunsdorf, na Saxônia. Em quase toda a Alemanha imperava o racionalismo e Walther encontrou forte oposição ao ensino correto da Palavra de Deus. Ao manter-se fiel às Confissões Luteranas e à prática luterana, foi forçado pelas perseguições a resignar o seu cargo em Braeunsdorf e, por isso, emigrou com saxões luteranos para os Estados Unidos, no ano de 1839.
Nos Estados Unidos, foi pastor em Dresden e Johannisberg, Perry County, Missouri. Em 1841, sucedeu seu irmão Otto Herman como pastor em Saint Louis, Missouri, onde permaneceu até a sua morte, em 7 de maio de 1887.
Em 1841, casou-se com Emilie Buenger, com quem teve seis filhos.
Em 1849, tornou-se professor de Teologia no Concordia Seminary, que havia sido transferido de Perry County para Saint Louis em dezembro daquele ano.
Foi o primeiro presidente da Igreja Evangélica Luterana – Sínodo de Missouri, Ohio e outros Estados (hoje a Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, fundada em 1847). Ocupou a função novamente no período de 1864-78. Como líder, empenhou-se para organizar o luteranismo nos Estados Unidos e mantê-lo fiel às Confissões Luteranas.
Walther foi autor de muitos artigos e livros, dentre os quais são considerados os mais importantes Teologia pastoral, Igreja e Ministério e o clássico A correta distinção entre Lei e Evangelho, além de várias coletâneas de sermões e cartas. Iniciou dois periódicos que marcaram o luteranismo norte-americano: Der Lutheraner (em 1844) e Lehre und Wehre (em 1855).
A influência de Walther deu-lhe o reconhecimento de ser a líder mais proeminente do luteranismo norte-americano, particularmente no Sínodo de Missouri, no século 19. Foi marcante seu empenho para despertar nos pastores o amor para com a Escritura Sagrada e as Confissões Luteranas, de encorajar o Sínodo a permanecer fiel à Palavra de Deus apesar de grandes dificuldades e tentações. A herança que deixou em zelo missionário, liberdade para os leigos e a firme resolução de seguir a Palavra de Deus na doutrina da salvação ainda está viva hoje, tanto nos Estados Unidos como em outros países.

AUTOR: Carl Ferdinand Wilhelm Walther

TRADUÇÃO: Marie Luize Heimann

FORMATO: 16 x 23 cm

NÚMERO DE PÁGINAS: 368

Adquira aqui

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Veja também

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Cheiro de salvação

O texto de 2 Coríntios 2.14 diz assim: “como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”.

Quem está nas trincheiras ao seu lado?

Quando a gente casa, traz uma bagagem para a vida a dois. Nesta bagagem, estão os valores aprendidos em casa, as experiências de relacionamentos anteriores, nossa profissão talvez, sonhos e desejos.