O arrependimento no tom de advento

Em meio aos atropelos e agitações de dezembro, somos brindados com o tempo de advento. Um tempo que nos convida a preparar-nos. Não apenas o preparar vitrines, casas e jardins com os enfeites natalinos. O advento quer preparar nosso coração. Este mesmo, que por vezes está tão agitado com a agenda cheia de fim de ano. O advento quer falar aos corações. Machucados. Aflitos. Adormecidos.

Para nos preparar e falar ao coração, o advento nos apresenta uma figura clássica do tempo de advento. João Batista. Aquele que preparou o caminho para o Senhor. Que não vivia em castelos luxuosos, mas no deserto. Homem de vida simples. Mas de mensagem poderosa: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3.1). Arrependimento. Eis a mensagem que ecoava pelo rio Jordão. Sua mensagem ia fundo nos corações. E aos hipócritas, a mensagem ganhava uma entonação especial: “Produzi, pois, frutos dignos do arrependimento” (Mt 3.8).

Arrependimento. Uma palavrinha tão em desuso em nossos dias. Na euforia do politicamente correto, falar em arrependimento e mudança de vida até parece ser antiquado, ultrapassado. Bem ao estilo do “quem é você para dizer que estou errado?”.

Mesmo assim, ela precisa ecoar pelos cantos da cidade. E chegar a todos os corações. Não como um arrependimento raso e simplório, de uma leve tristeza por uma falha cometida. O arrependimento que o advento coloca diante de nossos olhos é profundo. É confessar que somos pecadores. É sentir o peso esmagador da culpa diante de Deus. E, do fundo do poço, olhar para a cruz. E crer que, nela, o Cordeiro de Deus foi sacrificado para perdão dos pecados. Não como uma ideia vaga e no mundo das ideias. Mas algo real. Jesus é perdão para o meu pecado. É alívio para minha consciência. É meu resgate do inferno. É minha salvação. É a minha vida eterna. E, já agora, é a minha força para mudar de vida.

Sob os doces tons de advento, faço ecoar no seu coração esta mensagem. Arrependa-se dos seus pecados. Creia em Cristo. Mude de vida. Abandone seus pecados favoritos. Deixe para trás seus pecados de estimação. Liberte-se com o perdão do menino Jesus.

Então fica a dica: prepare-se. O natal está chegando. Prepare-se. O reino dos céus está chegando. Não se perca em meio aos atropelos de fim de ano. Arrependa-se. Creia em Cristo. Ainda há tempo.

Bruno Serves

Pastor em Candelária, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.