Uma visão impressionante!

“E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam” (Êx 24.10-11).

Você já teve uma visão impressionante de algo ou de alguma situação? Uma visão que o paralisou, o deixou extasiado, maravilhado com aquilo que você viu: uma paisagem, uma grata surpresa, uma pessoa impressionante, etc? É certo que em nossa vida existiram momentos assim. Momentos que trouxeram para a nossa vida uma experiência única e marcante.

Assim, provavelmente, sentiram-se também Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta anciãos do povo de Israel, quando estavam no monte de Deus e tiveram ali a maior experiência de suas vidas. Seus olhos, mesmo que talvez tentando desviar o olhar, contemplaram a visão mais impressionante de suas vidas: “E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade” (Êx 24.10).

Que grandiosa e única experiência cheia de significado e esperança para esses homens de Deus. Estavam no alto do monte e viram a Deus, viram como que um prelúdio do céu aberto com seu esplendor e glória. Mais ainda, viram tudo isso com seus olhos e não morreram: “Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam” (Êx 24.11). No lugar do pavor da morte, estava a celebração do banquete da vida.

Mas por que Moisés e seus amigos tiveram essa visão maravilhosa e impressionante? Qual o significado dela para a esperança do povo de Israel tanto do passado como do presente?

Para podermos encontrar as respostas a essas perguntas, precisamos compreender o livro de Êxodo e a sua mensagem para o povo escolhido de Deus. Êxodo é uma joia rara do Antigo Testamento que nos apresenta a história do Deus que age em favor do seu povo com mão poderosa, libertando-o da escravidão em que se encontrava, guiando-o e sustentando-o pelo deserto e concedendo-lhe uma grande herança – uma terra boa e rica! O local que o povo poderia chamar de lar.

Êxodo também é um livro de “revelações”. A revelação de Deus para o seu povo. Deus revela, nesse livro, quem ele é e o que ele espera do seu povo. Ele revela a sua santa lei, e, através dela – que é a expressão de todo o seu ensino, Palavra e vontade – como ele deseja se relacionar com seu povo.

E no livro de Êxodo temos, talvez, aquela que seja a mais impressionante de todas as revelações de Deus, que é a sua presença. Deus se revela como aquele que deseja estar no meio do seu povo. Ele está presente na figura de Moisés, que ele levanta como profeta para anunciar a sua Palavra e realizar os seus feitos libertadores (os sinais, as pragas, a travessia do mar Vermelho, etc.), ele está presente através do cuidado, da nuvem, dos trovões no monte, e estará presente no meio do seu povo no tabernáculo. O Deus de Êxodo é um Deus presente, que está no meio do povo, que ouve o seu clamor e age para a salvação do seu povo.

Toda essa revelação de Deus nos apresenta figuras de quem é o nosso Deus, de como ele quer ser conhecido por nós: ele é o Deus da aliança, o Deus resgatador, o Deus da Salvação, o Deus que luta pelo seu povo as suas batalhas, o Deus que os sustenta com pão, carne e água quando não há provisão. Ele é o Deus da vida, e nele está a vida plena e eterna.

Toda essa revelação de Deus está diante dos olhos de Moisés e seus amigos no monte. Eles não estão vendo apenas uma imagem física de Deus, mas eles estão contemplando a plenitude da revelação de Deus. Que visão maravilhosa!

O contexto dessa visão também é significativo para a compreensão da esperança que está presente na visão impressionante que Moisés e seus companheiros estão tendo de maneira privilegiada. Deus acabara de entregar a Moisés todas as leis e preceitos que deveriam conduzir o povo no seu relacionamento com Deus. Essas leis eram divididas em três categorias: cerimonial, civil e moral. Toda vida civil, moral e religiosa do povo deveria ser agora pautada por essas leis. Deus não apenas as entrega, mas também exige obediência do seu povo. Por meio dessa lei, Deus revela o seu desejo para com esse povo: “Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo” (Êx 6.7). Há, ao final da entrega de toda a lei, uma promessa maravilhosa de Deus: a terra prometida, o lar para Israel, onde Deus habitaria em seu meio.

Para que tudo fosse possível, Deus, através de seu servo Moisés, reúne o povo e faz uma aliança com ele. Esse é o contexto imediato dessa maravilhosa visão. Moisés e seus companheiros, no monte, adoram a Deus. Depois Moisés lê diante do povo “todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos” (v.3a). Essas “Leis e Preceitos” referem-se ao livro da aliança. Há aqui um aspecto contratual que é feito entre Deus e o povo. Esse contrato consistia na leitura pública dos termos por parte do “Senhor” e a aceitação por parte daqueles que eram seus “servos”. É nesse sentido que compreendemos a resposta de Israel: “Tudo o que falou o Senhor, faremos” (v.3b).

Entretanto, existe um aspecto único nessa aliança. Somente Deus tem a capacidade para cumpri-la. O povo não será fiel à sua promessa de “fazer tudo o que o Senhor falou”. Suas palavras e promessas, manchadas pela fraqueza do pecado, encontrarão sua contradição em Êxodo 32, quando o povo, impaciente com a demora de Moisés no monte, pede para Arão construir o bezerro de ouro e o adora. Essa é a realidade do coração humano. Desde a queda em pecado, quando perdeu o privilégio de viver no Éden e na presença de Deus, o ser humano não consegue mais caminhar de volta para essa presença. É necessário que Deus intervenha na história para que o ser humano seja trazido de volta para casa, para a presença de Deus (Hb 9.18-22). Deus, portanto, é aquele que faz a aliança e é o único que tem condições de cumpri-la fielmente.

Moisés sela a aliança através de holocaustos e sacrifícios pacíficos, por meio do sangue dos animais que é aspergido sobre as doze colunas e sobre o povo. É significativo que esta aliança seja firmada com sangue. Ela tem um aspecto que liga o povo tanto às promessas do passado como às do futuro. Em Gênesis 17.7, vemos Deus fazendo aliança com Abraão: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência”. O Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que fez aliança com os pais no passado, para ser o seu Deus e o Deus de sua descendência é o mesmo que faz a aliança com o “Filho” no presente, e o faz do mesmo modo, para mostrar que é o mesmo Deus.

Esta aliança também se conecta com as promessas futuras de salvação e vida eterna por meio do Messias. Moisés diz: “Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas palavras” (v.8). Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que instituiu a santa ceia, usou as mesmas palavras para selar a maior aliança com toda a humanidade: “porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para a remissão de pecados” (Mt 26.28).

Entretanto, existe uma significativa diferença entre essas alianças. As alianças feitas no passado, com Abraão, Isaque, Jacó e o povo de Israel, no contexto de Êxodo, foram realizadas através de sangue de animais. Eram provisórias e sombras de uma aliança maior. A que nosso Senhor Jesus Cristo realizou, a nova aliança, foi feita através do seu próprio sangue derramado na cruz. Ela é única, não necessitando ser repetida novamente. E nela está a remoção de toda a imundícia do pecado. Por meio dessa aliança, que Cristo firmou com seu precioso sangue, todo o “véu” que separava o povo de se aproximar da presença de Deus foi removido, e, agora, o povo pode estar na presença de Deus novamente, sem temer a morte, porque, no sangue de Cristo, mesmo que a morte estivesse presente por breve momento, ele oferece a vida (Hb 13.10-15).

Esse é o resultado da aliança que Deus faz com seu povo. Esta é a esperança que está presente nessa aliança. Por isso, Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e os setenta anciãos de Israel puderam estar no alto daquele monte, ter aquela visão impressionante e não morrer. Mesmo que a Palavra de Deus ensine que “nenhum pecador pode ver a Deus e continuar vivo” (Êx 33.20), eles puderam ver a Deus e a glória do céu e continuar vivos. Por quê? Porque o que os aproximava de Deus não eram seus méritos ou obras, mas o sangue da aliança. E nesse sangue está a vida! Eles viram com seus próprios olhos o Deus da vida.

Essa esperança que os olhos desses servos contemplaram no passado, agora pode ser contemplada pelo povo no presente, pela sua igreja. E de fato a podemos ver. Essa esperança está presente na Palavra que é proclamada, no batismo que oferece a nova vida e na comunhão da santa ceia. Moisés e seus amigos não apenas viram a Deus, mas tiveram o privilégio de uma comunhão com ele: “Eles comeram, e beberam” (v.11).

A cada semana somos convidados para uma comunhão semelhante, onde nossos olhos e ouvidos também contemplam a presença gloriosa de Deus e do céu. Nessa comunhão, o que os nossos olhos veem? Eles veem o Deus da vida, que vem ao encontro do seu povo por meio da Palavra e dos sacramentos e oferece a vida, a nova aliança, que promete e dá perdão dos pecados, vida e salvação. Por aquele instante vemos também o céu aberto com toda a sua glória preparado para aqueles que amam a Deus.

Temos, nesse momento, assim como Moisés e os líderes do povo de Israel, renovada em nosso coração a esperança de ver Deus face a face. Esperança essa que o culto a Deus nos comunica com riqueza. Esperança como o personagem bíblico Jó tinha em seu coração: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros” (Jó 19.25-27).

O apóstolo João também proclama semelhante esperança: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1Jo 31.-2).

O apóstolo Paulo, unido nessa mesma esperança escreve: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face” (1Co 13.12).

Ver Deus face a face é a esperança da igreja cristã. Essa é a esperança do povo de Deus (Ap 21.3;22.4). A cada culto somos convidados a entrar, sem medo, não com as nossas “roupas”, mas com a justiça de Cristo, conquistada a nós por meio do seu sangue, e participar desse banquete na sua presença gloriosa e renovar essa esperança em nosso coração. Que visão maravilhosa! Que esperança! Deus nos conceda sempre essa visão impressionante. Amém.

 

 

Sermão para o Domingo da Transfiguração: Salmo 2.6-12; Êxodo 24.8-18; 2Pedro 1.16-21; Mateus 17.1-9

 

 

Pastor Elton Américo

Paróquia Cristo Senhor, Campinas do Sul, RS 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia