A busca pela felicidade

A felicidade do homem passa, é permeada de dúvidas, mas a que Jesus oferece, essa é eterna

Artur Charczuk
pastor e psicanalista
e-mail: [email protected]
Contato: (51)9923- 57- 187

Ela pode estar em uma música: “Felicidade foi-se embora, e a saudade, no meu peito, ainda mora”; quem sabe numa decisão: “Eu quero é ser feliz!” Na poesia: “Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma”; e por aí vai. A busca pela felicidade é um sentimento global, é parte do tecido global, ela está introjetada na cultura. O ser humano, em seu vai e vem, procura uma definição única sobre o assunto felicidade. Não é uma labuta fácil, dado que, quando se toca no assunto, têm-se diversas reações: “É relativo”, “Depende”, “São vários pontos de vista”, etc. São as respostas mais comuns. Diante disso, como o relativismo é tido como padrão, surge toda uma literatura sobre a busca pela felicidade, com autores de ponta, expoentes no mundo das respostas, best-sellers, tudo pela enigmática felicidade.

Por consequência, devido ao agito pela busca da felicidade, cada vez mais as pessoas estão angustiadas e ansiosas. Algumas, inclusive, procuram, digamos assim, diluir tais sentimentos: “Se eu não conseguir ser feliz, vou viver minha vida dia após dia”. São fórmulas que visam aliviar a pressão que o sujeito sofre para ser feliz. A felicidade que ele acha que está num bem material, intelectual, amoroso. E, quando não a acha ali, não a encontra acolá, a pessoa vai caminhando em círculos, esvaziada pela falta da felicidade. Ainda mais: o que é felicidade para uma pessoa, talvez para uma outra não seja. Pois é, tem-se a sensação de o conceito de felicidade, imposto pela contemporaneidade, soa como algo de simples configuração, isto é, o que é para o fulano, não é para o cicrano.

A impressão que dá é que a felicidade seria um protocolo particular para cada pessoa: tal coisa me deixa feliz, já ao outro, não. Cada ser humano sendo feliz como um espaço de construção, conforme sua subjetividade e carga cultural. Em outras palavras, a felicidade é vista como uma caminhada singular, permeada de relações sociais e experiências, visando o investimento psíquico.

E A FELICIDADE QUE VEM DE DEUS?

Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Pois o nosso Deus é misericordioso e de grande amor. Sim, querido irmão, a felicidade é única, por conseguinte, nela não existe dúvida, protocolo ou configuração, mas ela vem do divinal amor do Salvador Jesus. Confiemos em Cristo Jesus! A felicidade do homem passa, é permeada de dúvidas, mas a que Jesus oferece, essa é eterna. Que a sua felicidade esteja no SENHOR!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.