Bíblia – a referência para a família e a sociedade

Campanha do Dia da Bíblia deste ano prevê a distribuição de milhares de novos testamentos

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia tem por objetivo colocar a Bíblia em evidência, chamando a atenção dos brasileiros para a importância das Escrituras para a vida e a sociedade.

A data é dedicada à realização de eventos e pode ser comemorada tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede o Dia da Bíblia, neste ano, celebrado em 10 de dezembro.

A campanha deste ano, desenvolvida pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), leva o tema “Bíblia, a Referência para a Família e a Sociedade”, com o intuito de promover a Bíblia como instrumento de referência e distribuir milhares de novos testamentos na data, pois toda família e indivíduo da sociedade precisa dessa semente. Para isso, foi produzido o Novo Testamento Reconciliação na Família e na Sociedade. Esta edição especial contém palavras de Jesus em destaque e diversos auxílios, na tradução Nova Almeida Atualizada (NAA). Para adquiri-la, basta acessar o site sbb.com.br ou procurar a unidade mais próxima da instituição.

Nesta edição, a SBB buscou inspiração no texto de Mateus 4.4: “Jesus respondeu: ‘O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz’”.

“O novo mundo busca por reconciliação. As pessoas buscam por reconciliação. As famílias buscam por reconciliação. As igrejas precisam de reconciliação. Nós temos a bênção de termos a Bíblia Sagrada. Um livro que Deus nos deu para que pudéssemos usar para este ministério, o ministério da reconciliação. Que Deus seja louvado pela Bíblia Sagrada. E que pela leitura da Bíblia nós possamos aprender a viver de uma forma agradável a Deus e em paz com todos”, destacou o pastor dr. Erní Walter Seibert, diretor-executivo da SBB.

A ORIGEM

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do rei Eduardo VI.

A celebração foi criada para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 1850, quando os primeiros missionários cristãos evangélicos chegaram da Europa e dos EUA.

Porém, a primeira comemoração pública aconteceu em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, SP, ano em que foi fundada a SBB.

Desde dezembro de 2001, essa celebração especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal nº 10.335, que instituiu o Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as comemorações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas formas que os cristãos encontraram para agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

COMO CELEBRAR

Você e sua igreja podem organizar a celebração que mais combinar com a sua comunidade local. Veja algumas sugestões para serem organizadas ao longo de toda a Semana da Bíblia:

Culto especial – Promova um culto especial para celebrar a Palavra de Deus durante a Semana da Bíblia ou no Dia da Bíblia. Nesses cultos, lembre-se do grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra a todos nós e do valor que ela tem na vida das pessoas.

Maratona de leitura bíblica – Você pode realizá-la de duas formas: A primeira opção é ler textos completos para a sua audiência. Escolha um livro da Bíblia e leia-o durante a programação. Outra opção é promover uma maratona ininterrupta de leitura bíblica. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura, e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia.

Jovens e crianças – Incentive os jovens e as crianças a se envolverem com a Causa da Bíblia. Eles podem promover ações nas redes sociais para falar do Dia da Bíblia, arrecadar fundos para apoiar a distribuição bíblica no Brasil e no mundo e promover desafios entre seus amigos para compartilharem a Bíblia. O importante é incentivar que os jovens e as crianças usem a criatividade para celebrar a Palavra de Deus.

Distribuição de Novos Testamentos – Com as campanhas promovidas anualmente pela SBB, é possível adquirir bíblias e novos testamentos para distribuir pela comunidade. No ano de 2022, foi promovida a distribuição de 1 milhão de novos testamentos, as Sementes da Paz. Em 2023, em comemoração aos seus 75 anos, a SBB lançou a Bíblia Sagrada Semente da Paz, edição completa e desenvolvida para ser usada na evangelização e na promoção de valores como esperança e paz.

Faça parte desse plantio!

MAIS DE 31 MIL VOZES COM A PALAVRA

A fim de fortalecer a causa da Bíblia, a SBB lançou o projeto “Mais de 31 mil vozes com a Palavra” que consiste em gravar os mais de 31 mil versículos bíblicos por pessoas de todo o Brasil, em um estúdio sobre rodas da Rádio Bíblia SBB.

Equipada com estúdio completo para gravação de voz e transmissões ao vivo, a unidade móvel está percorrendo o país e vai contar com vozes de 31 mil pessoas, de diversos sotaques, para narrar todos os versículos das Escrituras.

A kombi está passando por escolas, igrejas e eventos para gravar a Bíblia narrada. O Colégio Luterano São Paulo foi um dos participantes. Em agosto, os alunos do 4º ano até o 3º do Ensino Médio, algumas famílias e colaboradores contribuíram para o projeto. “Nossos alunos mergulharam nesse desafio com entusiasmo, dedicação e respeito pela importância e significado do projeto. Também colaboradores e pais de alunos gravaram seu versículo bíblico, dando vida às palavras sagradas antigas de maneira contemporânea e relevante. Cada voz, cada entonação, é um testemunho da união entre juventude e tradição, reforçando a importância da Bíblia como base sólida, fonte de inspiração e bússola para a vida”, compartilhou a direção da escola.

Para saber mais sobre este projeto e como participar, acesse: radiobiblia.sbb.org.br.

MUBI: HÁ 20 ANOS CULTIVANDO A CULTURA BÍBLICA

Além do Dia da Bíblia, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) celebra, no dia 9 de dezembro, os 20 anos da fundação do Museu da Bíblia (MuBi).

Resultado de uma parceria entre a SBB e a Prefeitura Municipal de Barueri, SP, o Museu da Bíblia (MuBi) é um importante espaço para cultivo da cultura bíblica por meio de exposições de curta e/ou longa duração e interações com o público visitante.

Em uma área de 900 m², integrada a um centro de eventos, o MuBi também acolhe uma biblioteca, com mais de 17 mil volumes, em mais de mil línguas.

No início dos anos 1980, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro.

Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

MERGULHO NA HISTÓRIA

São 10 áreas de exposição, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado:

:: A Bíblia e a História da Escrita

:: A Bíblia e a História da Tradução

:: A Bíblia e a História do Livro

:: A Bíblia no Mundo

:: A Bíblia no Brasil

:: A Bíblia Falada

:: A Bíblia e a Criança

:: O Conteúdo da Bíblia

:: Novidades sobre a Bíblia

:: Espaço reservado para mostras temporárias

:: O MuBi exibe uma réplica artística da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450.

:: Possui uma vitrine em que podem ser vistas 144 publicações, de todos os continentes.

:: Expõe materiais trazidos de Israel, como água do Rio Jordão e água do Mar Morto. E outros elementos emblemáticos mencionados nas Escrituras como sementes de mostarda, trigo e joio.

:: Papiro

:: Pergaminho

:: Miniaturas da Bíblia

:: A Bíblia impressa numa única página

:: A Bíblia em braile

:: Vestes da época do apóstolo Paulo

VISITAÇÃO

O MuBi funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Entrada gratuita!

Endereço: Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto, Barueri, SP

https://www.sbb.org.br/museu-da-biblia

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia