“Olá, eu sou a terceira idade”

Quando pensamos sobre a saúde mental de uma pessoa idosa, é importante frisar que ela pode ser afetada por fatores que vão além das condições biológicas; os aspectos sociais, psicológicos e ambientais também são influenciadores

Artur Charczuk
pastor e psicanalista
[email protected]
(51)992357187

Envelhecer… pois é, leitor, muitas pessoas não aceitam o que é, digamos assim, o natural processo da vida. Alguma vez você já leu o conto de Francis Scott Key Fitzgerald? O curioso caso de Benjamin Button. Não vou dar spoiler, isto é, falar sobre o material, mas é um conteúdo que tem muito a ver com o material deste artigo. Ele também está como obra fílmica, vale a pena você assistir. Está bem, só vou dar uma breve dica: imagine o começar da vida a partir da velhice. Agora é com você, leitor, curiosidade atiçada, vá e procure ver ou ler o belo enredo. A qualidade de vida, na terceira idade, é muito influenciada por fatores emocionais e psicológicos. De acordo com a Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS), 10% das pessoas com mais de 60 anos lidam com os sintomas da depressão. Uma das questões que afetam o ser humano que está atravessando o tempo terceira idade são as experiências negativas da vida: traumas da infância, traumas da vida presente, o estresse, o luto, etc. Outra situação é o próprio corpo, em outras palavras, que não é mais o mesmo. As tarefas, antes tidas como simples, se tornam difíceis diante do corpo e suas debilidades.

Algumas dificuldades, numa perspectiva mental, podem ser destacadas aqui; claro, não estou dizendo que vão aparecer, cada caso é um caso:

Depressão – um sentimento de desesperança, falta de estímulo diante da vida. Uma sensação forte de desamparo, uma necessidade maior de afeto e segurança. O temor do abandono, da solidão, ficam mais presentes. Pode haver episódios de choro.

Demência – os diferentes tipos de demência são caracterizados por dificuldades de memória e condições cerebrais crônicas. É uma posição progressiva da memória, ou seja, a pessoa vai tendo dificuldades para lembrar ou fazer coisas do cotidiano, exemplo: esquecer a boca do fogão acesa.

Transtorno Bipolar – São as variações de humor. Oscilações frequentes entre tristeza e alegria.

Quando pensamos sobre a saúde mental de uma pessoa idosa, é importante frisar que ela pode ser afetada por fatores que vão além das condições biológicas; os aspectos sociais, psicológicos e ambientais também são influenciadores. Por exemplo: a questão da mudança física, a pessoa precisa se adaptar e saber gerenciar o corpo e sua realidade. Também o próprio envelhecer. Vou explicar: vivemos em uma sociedade que valoriza o corpo jovem e anula o processo natural da vida, ocasionando uma desenfreada busca pela juventude eterna. Como a tecnologia não vence o que é o natural da vida, envelhecer, vemos pessoas cada vez mais com depressão, ansiedade, angústia e outros. Outro aspecto é que o envelhecer ocasiona um maior vislumbre acerca da morte; em outros termos, os amigos, conhecidos, parentes, vão morrendo, dado que eles são ou quase são da mesma época da pessoa idosa. Consequentemente, o sentimento de luto emerge e faz com que o idoso pense sobre a própria morte, despertando um sentimento de vazio e perda de sentido da vida.

Outra realidade a ser destacada é a perda de papéis sociais. É uma ocorrência comum na terceira idade, quando a pessoa se aposenta e sua rotina muda drasticamente. Com a ausência da rotina profissional, o indivíduo pode ter baixa autoestima, podendo ocasionar um sentimento de pouca importância, ou seja, de que ela não é mais necessária. Além disso, com o envelhecimento do corpo, o cuidado precisa ser aumentado. O que a pessoa fazia antes sozinha, ela não pode fazer mais, assim sendo, outros fazem por ela. Com isso, o idoso pode ter o sentimento de não ter mais o controle da própria vida, podendo ter uma sensação de apreensão diante das coisas.

O cuidado com a saúde mental do idoso não é algo tão simples, mas existem caminhos, maneiras de auxiliar o indivíduo a ter uma vida mais saudável:

Hobbies – incentivar o idoso a ter momentos de lazer, de atividades que proporcionem satisfação e alegria. Exercícios físicos e contato com a natureza, em síntese, são caminhos benéficos para a pessoa buscar uma qualidade de vida mais salutar.

Contato com novos ambientes – passeios, viagens, lugares esteticamente agradáveis são ótimas alternativas para o idoso aliviar o estresse e promover o sentimento de contentamento.

Vivência conjunta de determinadas atividades – a hidroginástica, os bailinhos da terceira idade, os departamentos da congregação, cultos, dizendo melhor, são ótimos reforçadores de laços sociais e excelentes estímulos para o cognitivo do sujeito.

Visitas regulares – manter um contato diário com o idoso, a visita dos familiares, dos amigos e assim por diante. Isso ocasiona o fortalecimento do laço social e da estima.

Boa alimentação – uma dieta saudável é um grande benefício para o bem-estar do idoso. Alimentos ricos em nutrientes são repositores de energia e bom humor.

Vivência cristã – é o fortalecimento da fé, a vivência congregacional, a participação na comunhão, etc. É na Palavra que o idoso encontra conforto e descanso para sua vida diária.

A TERCEIRA IDADE É UMA ETAPA DINÂMICA

É uma jornada, leitor, é um percurso dinâmico e complexo. Existem muitos desafios, mas o olhar sensível para a terceira idade é o melhor caminho. Afinal, se Deus assim permitir, todos nós vamos atravessar o inevitável advento da terceira idade. Quando você tem contato com algum idoso, ele é como um espelho, assim dizendo, o seu reflexo está ali. Portanto, é de suma importância oferecer conforto e segurança para os nossos irmãos mais experientes. Eles são uma responsabilidade social e afetiva, espaços cedidos por Deus para o testemunho do amor cristão. Em uma sociedade que rema contra o que é certo, cabe ao cristão acolher e amar sem limites o natural da vida, a terceira idade. E não deixe de ler ou ver O curioso caso de Benjamin Button.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.