A luz do Justo ainda brilha   

“O justo viverá pela fé” foi a luz que encheu os olhos, o coração e a mente de Lutero

    

Em 1517, em um mundo sombrio, repleto de culpas e terrores, começava a ressurgir o brilho de uma luz. Não a luz de um homem chamado Martinho Lutero, mas a luz daquele que é a luz deste mundo. As batidas do martelo que fixavam as 95 teses ecoavam por uma sociedade que padecia com enfermidades, medos e crises. Mas, especialmente, Lutero fazia brilhar aquela luz em uma sociedade com uma visão corrompida sobre Deus e sobre a vida cristã. “O justo viverá pela fé” foi a luz que encheu os olhos, o coração e a mente de Lutero.

A justiça para a salvação do ser humano não repousava sobre seus frágeis ombros corrompidos, nem sequer sobre as enganosas indulgências. A justiça para a salvação estava e sempre estará sobre os ombros de Jesus. Ombros justos, santos, dignos, perfeitos – mas que se tornaram feridos, ensanguentados, repulsivos. Pelos ferimentos de Cristo, há cura. Pelo sacrifício de Jesus, os pecados são perdoados. Pelo sangue do Justo de Deus, o pecador é tornado justo. Somente pela fé. E é justamente a luz que emana desta tão pequenina, mas tão profunda palavra, que a reforma luterana trouxe à tona: fé. E como em um belo amanhecer de primavera, o viver pela fé fez brilhar, em um crescente contínuo, uma nova vida, intensa e radiante. Não mais presa ao sombrio mundo das culpas, mas livre para ser vivida em um mundo onde quem reina é o Justo de Deus, Cristo, com seu perdão e misericórdia.

Ainda hoje, vidas continuam mergulhadas em um mundo sombrio, repleto de culpas, terrores e ansiedades. Neste vale sombrio, a visão sobre Deus e sobre uma vida cristã continua distorcida. Mas não se esqueça. A reforma luterana trouxe à tona a luz do Justo, do Salvador. E ela continua a trazer vida em seus raios. Também para esta sociedade tão extremada. Tão conectada e tão vazia. Repleta de pessoas pelas ruas, mas tão solitárias. Cheia de pequenas meias verdades, mas tão distante da Verdade que liberta. O único Justo, que justifica pela fé, continua a libertar do sombrio e vazio mundo das culpas. O perdão de Jesus, ainda hoje, liberta para dentro do Reino de Deus, florido e ensolarado, onde compaixão e misericórdia são fontes inesgotáveis.

Então fica a dica: ainda hoje, o justo viverá pela fé. A justiça para a salvação do ser humano moderno e conectado continua apenas nos ombros de Cristo, o verdadeiro Justo. Ainda hoje, o Justo torna o pecador justificado. Somente pela fé. Somente pela graça de Deus. Somente pela Escritura.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Veja também

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Oração em tempos de calamidade

Por vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller

Das profundezas do coração

Diante da dor, mostramos quem realmente somos.