Perspectivas e desafios da revitalização e plantação de igrejas no Brasil

DEM lança programa de estudos sobre o tema com os formandos

O Departamento de Expansão Missionária (DEM) da IELB lançou, no ano passado, um programa de estudo com os formandos do Seminário Concórdia sobre as perspectivas e desafios da revitalização e plantação de igrejas no Brasil. Em visita ao Centro Administrativo da IELB, em Porto Alegre, RS, os seminaristas e suas famílias tiveram um dia cheio de atividades, entre elas, quatro sessões sobre o estudo, dirigido pelo professor Leonidio Görl. A primeira sessão, em que refletiram sobre o choque cultural e como se adaptar às novas culturas, contou com a participação das esposas dos formandos. As demais sessões foram ministradas pelo professor Leonidio e também pelo vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, somente aos estudantes. Nesse segundo momento, além da teologia luterana da evangelização, foram abordados temas como revitalização, modelos de plantação e de plantadores de igreja e o planejamento e organização no plantio de igrejas.

O resultado foi muito positivo entre os alunos. “O encontro despertou vários insights sobre esse processo de revitalizar e implantar uma igreja. Outro aspecto importante e que permeou todo o encontro foi como evangelizar numa perspectiva luterana. Além disso, tivemos diversas contribuições práticas por parte do prof. Leonidio e do vice-presidente de Expansão Missionária. Foram destacadas realidades e possíveis soluções para as mesmas no que se refere à revitalização e implantação de igrejas”, pontuou o então formando Ramon Augusto Pedro.

Outro participante do encontro, Silas Schmidt Tomm, ressaltou o momento de aprendizado e troca de ideias, além da oportunidade de estreitar a relação com aqueles que servem à igreja por meio da direção nacional.

O então formando Bruno Hasse Salomão considerou o encontro com uma oportunidade de grande encorajamento para o ministério, tendo testemunhado e experienciado o acolhimento da Diretoria Nacional e a sua preocupação com os futuros pastores da igreja.

Segundo o pastor Heder Gumz, a ideia é que o projeto tenha continuidade, a cada ano, com os formandos, e, se possível, se expanda para toda a igreja.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.