Perspectivas e desafios da revitalização e plantação de igrejas no Brasil

DEM lança programa de estudos sobre o tema com os formandos

O Departamento de Expansão Missionária (DEM) da IELB lançou, no ano passado, um programa de estudo com os formandos do Seminário Concórdia sobre as perspectivas e desafios da revitalização e plantação de igrejas no Brasil. Em visita ao Centro Administrativo da IELB, em Porto Alegre, RS, os seminaristas e suas famílias tiveram um dia cheio de atividades, entre elas, quatro sessões sobre o estudo, dirigido pelo professor Leonidio Görl. A primeira sessão, em que refletiram sobre o choque cultural e como se adaptar às novas culturas, contou com a participação das esposas dos formandos. As demais sessões foram ministradas pelo professor Leonidio e também pelo vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, somente aos estudantes. Nesse segundo momento, além da teologia luterana da evangelização, foram abordados temas como revitalização, modelos de plantação e de plantadores de igreja e o planejamento e organização no plantio de igrejas.

O resultado foi muito positivo entre os alunos. “O encontro despertou vários insights sobre esse processo de revitalizar e implantar uma igreja. Outro aspecto importante e que permeou todo o encontro foi como evangelizar numa perspectiva luterana. Além disso, tivemos diversas contribuições práticas por parte do prof. Leonidio e do vice-presidente de Expansão Missionária. Foram destacadas realidades e possíveis soluções para as mesmas no que se refere à revitalização e implantação de igrejas”, pontuou o então formando Ramon Augusto Pedro.

Outro participante do encontro, Silas Schmidt Tomm, ressaltou o momento de aprendizado e troca de ideias, além da oportunidade de estreitar a relação com aqueles que servem à igreja por meio da direção nacional.

O então formando Bruno Hasse Salomão considerou o encontro com uma oportunidade de grande encorajamento para o ministério, tendo testemunhado e experienciado o acolhimento da Diretoria Nacional e a sua preocupação com os futuros pastores da igreja.

Segundo o pastor Heder Gumz, a ideia é que o projeto tenha continuidade, a cada ano, com os formandos, e, se possível, se expanda para toda a igreja.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...