Perspectivas e desafios da revitalização e plantação de igrejas no Brasil

DEM lança programa de estudos sobre o tema com os formandos

O Departamento de Expansão Missionária (DEM) da IELB lançou, no ano passado, um programa de estudo com os formandos do Seminário Concórdia sobre as perspectivas e desafios da revitalização e plantação de igrejas no Brasil. Em visita ao Centro Administrativo da IELB, em Porto Alegre, RS, os seminaristas e suas famílias tiveram um dia cheio de atividades, entre elas, quatro sessões sobre o estudo, dirigido pelo professor Leonidio Görl. A primeira sessão, em que refletiram sobre o choque cultural e como se adaptar às novas culturas, contou com a participação das esposas dos formandos. As demais sessões foram ministradas pelo professor Leonidio e também pelo vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, somente aos estudantes. Nesse segundo momento, além da teologia luterana da evangelização, foram abordados temas como revitalização, modelos de plantação e de plantadores de igreja e o planejamento e organização no plantio de igrejas.

O resultado foi muito positivo entre os alunos. “O encontro despertou vários insights sobre esse processo de revitalizar e implantar uma igreja. Outro aspecto importante e que permeou todo o encontro foi como evangelizar numa perspectiva luterana. Além disso, tivemos diversas contribuições práticas por parte do prof. Leonidio e do vice-presidente de Expansão Missionária. Foram destacadas realidades e possíveis soluções para as mesmas no que se refere à revitalização e implantação de igrejas”, pontuou o então formando Ramon Augusto Pedro.

Outro participante do encontro, Silas Schmidt Tomm, ressaltou o momento de aprendizado e troca de ideias, além da oportunidade de estreitar a relação com aqueles que servem à igreja por meio da direção nacional.

O então formando Bruno Hasse Salomão considerou o encontro com uma oportunidade de grande encorajamento para o ministério, tendo testemunhado e experienciado o acolhimento da Diretoria Nacional e a sua preocupação com os futuros pastores da igreja.

Segundo o pastor Heder Gumz, a ideia é que o projeto tenha continuidade, a cada ano, com os formandos, e, se possível, se expanda para toda a igreja.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase