25 anos da IELB em Guarapari, ES

No dia 16 de outubro, a Congregação Evangélica Luterana Nova Vida, de Guarapari, ES, realizou um culto festivo de gratidão e louvor pelos seus 25 anos. A mensagem foi oficiada pelo pastor Martinho Fach (responsável pelo 1º culto na cidade) e a liturgia pelo pastor local, Walace Uhylig. Cerca de 45 pessoas participaram do culto, entre elas cinco membros que estão desde o primeiro culto em 1997.

Histórico

A história da Igreja Luterana em Guarapari teve início em 19 de outubro de 1997, com a realização de um culto no apartamento da Alcina Becker Ninow (in memoriam). Ela era membro em Vila Velha, ES, mas queria muito que a igreja se estabelecesse em Guarapari.

Após muita dedicação, insistência e oração, a Congregação Evangélica Luterana Esperança, de Cariacica, ES, liderada pelo pastor Martinho Fach, realizou o primeiro culto da IELB na cidade com a participação de muitos irmãos e irmãs de Cariacica e do Distrito Capixaba (DISCA).

Em pouco tempo a igreja já estava reunida em um salão alugado. Em janeiro de 1999, foi adquirido um terreno na Praia do Morro para a construção do templo de Guarapari, na qual foi inaugurado em 23 de setembro de 2001.

Em 04 de agosto de 2002, foi instalado o primeiro pastor da IELB residente na cidade, pastor Arnildo Schneider (in memoriam). Ele atuou na congregação até abril de 2006, quando foi eleito para a Diretoria Nacional da IELB na 59ª Convenção Nacional da IELB, realizada em Guarapari. Foi então chamado o pastor Walace Uhylig, instalado no dia 30 de julho de 2006 e que permanece até hoje atuando em Guarapari e região.

O trabalho através da congregação tem gerado muitos frutos. Dentre estes, a aquisição de terreno e construção do templo da IELB na cidade de Anchieta, inaugurado em 13 de março de 2022. Atualmente, a Congregação Evangélica Luterana Nova Vida, de Guarapari, é formada por 184 membros batizados.

“Agradecemos imensamente a Deus e a todos que se dedicaram para que a nossa igreja crescesse testemunhando Cristo para Todos em nossa cidade e região”, ressalta o pastor Walace.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Veja também

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Um fim em comum!

E para cumprir com seu propósito, a IELB: utilizará os meios de comunicação; produzirá e distribuirá livros e material religioso, fundando e mantendo organizações com essa finalidade. Esse é o porquê de a Igreja ter uma editora.

14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (14º ENEL)

Em 1524, Lutero elaborou um documento que lançaria as bases de conceitos como educação pública e gratuita, universalização do ensino, ludicidade no processo ensino-aprendizagem, educação interacionista, protagonismo do aluno, aprendizagem significativa e de uma educação com propósitos existenciais, fundamentada nos princípios cristãos.