Hosana! Hosana!

Hosana. Palavra que não habita tão costumeiramente em nosso dicionário. Habitual sim, para quem conhece a liturgia luterana, com seus cânticos litúrgicos. Há uma época do ano em que esta palavra ganha destaque O Domingo de Ramos. Vira o tom de um clamor. De um pedido. Afinal, hosana, em sua origem hebraica, significa “Salva-nos, Senhor”. E é justamente com este clamor que Jesus é recebido em Jerusalém. No lombo de um jumentinho e recebido com ramos e festa, Jesus ouve daquele povo: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”, conforme registra Mateus 21.9.

Praticamente dois milênios se passaram desta cena. A sociedade hoje é outra. Cientificamente desenvolvida. Altamente tecnológica. Desbravando os mistérios do universo. Mas o ser humano, em sua raiz, continua o mesmo. Com suas mazelas, aflições e temores. Com seus vícios, fraquezas e barbáries. Com seu coração por vezes tão duro e revolto, por vezes tão solitário e vazio. E nesta sociedade líquida e pós moderna, o clamor precisa continuar acontecendo. Hosana. Salva-nos, Senhor!

Diante de uma forma de pensar a vida cada vez mais distante do Senhor, com princípios que rasgam ao meio o que Deus disse que é certo e o que é errado, hosana. Diante de tanto ódio e violência, seja em uma escola, em um estádio de futebol, na rua, no lar, na rede social, só podemos dizer hosana. Diante de tanta dor e sofrimento por um amor acabado, por uma enfermidade severa, por um luto doloroso, hosana.

Mas, especialmente, diante de nós mesmos, na frente do espelho, analisando nossa vida e deixando a consciência nos acusar das falhas e erros mais profundos e escondidos, hosana. Salva-nos, Senhor, de nós mesmos. De nossas culpas não resolvidas. De nossos vícios. De nossos pecados favoritos. De nossa dureza de coração. Hosana.

O Domingo de Ramos nos convida a clamar, mas também a louvar aquele que veio em nome do Senhor. Domingo de Ramos é a antessala da crucificação. Jesus está em direção ao Calvário. Lá, o Justo será sacrificado. Por nós. Para nós. Jesus é a resposta de Deus ao nosso hosana. Sempre foi. E sempre será. Jesus é nosso consolo. Jesus é nosso perdão. Jesus é nossa salvação. Jesus é nossa vida eterna.

Então fica a dica: Hosana. Palavrinha tão rara. Mas tão presente em nossos lábios através de um salva-nos, Senhor. Hosana. Bendito aquele que já veio em nome do Senhor. Bendito aquele que voltará para salvar definitivamente o povo de Deus. Hosana.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Jubileu de Ouro em Itajaí, SC

Congregação Santíssima Trindade celebra 50 anos de bênçãos

Veja também

Jubileu de Ouro em Itajaí, SC

Congregação Santíssima Trindade celebra 50 anos de bênçãos

Na companhia da Bíblia em 2026

Neste próximo ano litúrgico (com início no final de novembro de 2025), teremos uns 40 domingos com leituras tiradas do Evangelho Segundo Mateus

125 ANOS DA MISSÃO DA LCMS NO BRASIL

Qual é a idade da IELB?           Algumas pessoas não...