Servas da Região ES-MG

A Região Espírito Santo-Minas foi criada em 24 de junho de 1985, na Congregação Paz, de Vila Velha, ES. Elinora Maria Rossman Seide foi a primeira presidente, eleita em Congresso Nacional. Sua equipe era: secretária: Florentina Kloss Renzelmann; tesoureira, Irene Werneck; conselheiro espiritual, pastor Galdino Schneider. Depois de 35 anos, a Região Espírito Santo-Minas é composta de sete Distritos – Capixaba, Espírito Santo Sul, Espírito Santo Norte, Mineiro, Verdes Vales, Centro Serrano e Rio Doce – e 125 departamentos filiados à LSLB no Espírito Santo, Minas Gerais e Sul da Bahia. Na diretoria atual estão a presidente Neyva Timm do Carmo, a tesoureira Alini Ewald Eller, a secretária Rosani Muniz Marlow e o conselheiro, pastor Reginaldo Veloso Jacob.

Destemidas e organizadas, as servas luteranas assumem verdadeiros desafios. Em 2019, a Região ES-MG consagrou ao Senhor mais de 400 jogos de lençóis e fronhas, doados a vários hospitais e instituições sociais do Estado. Incansáveis, cada distrito ainda atende as necessidades locais. Em 2019, foram doadas mais de mil fraldas geriátricas no Congresso do Distrito Espírito Santo Norte. O Distrito Rio Doce trabalhou para atender à calamidade de Moçambique e, junto com o Distrito Capixaba, adquiriu 20 colchões e travesseiros para a Casa de Apoio Bom Samaritano (ALAS). Com a ajuda das servas de diversos distritos, a ALAS adquiriu uma geladeira industrial. No Distrito Mineiro, as servas mobilizaram a congregação para doar itens de higiene pessoal e fraldas geriátricas para asilos. Ainda em 2019, servas, leigos e jovens de Jaguaré, ES, levaram a alegria de Jesus para escolas da cidade, entregando kits com bíblias e materiais de histórias bíblicas, com o apoio do FAPI. O Distrito Rio Doce realiza, há 10 anos, culto paroquial de Ação Social com a ajuda dos departamentos femininos.

No Distrito Capixaba, as servas de Bela Aurora realizaram bazar e doaram cesta básica, fármacos e cadeira de rodas para um membro da igreja acidentado, e ajudaram nas obras do templo. As servas de Maruípe e Vitória realizaram visitas a enfermos e participaram do projeto “Café Fraterno”, com outras denominações religiosas, preparando e distribuindo mais de 300 pães com café e leite para acompanhantes de doentes no Hospital Evangélico semanalmente. As servas de Guarapari produziram artesanato com a participação de mulheres não luteranas, tendo a oportunidade de divulgar a Palavra de Deus. As servas de Campo Grande visitaram enfermos, recém-casados, mães e bebês. As servas de Vila Velha reuniram-se com os leigos e também atuam em parceria com a terceira idade para realizar cantina após os cultos e para oferecer gratuitamente almoço e diversão nos encontros da melhor idade.

Em 2020, a pandemia da Covid-19 suspendeu congressos, encontros de liderança e reuniões de departamentos. Para contornar o isolamento social, alguns departamentos já fazem reuniões on-line, inclusive com servas visitantes. E assim, confiantes em Deus e tomando todos os cuidados até a pandemia passar, rogamos a Deus que guarde os lares e a vida de cada serva. Em tempos de paralisação de atividades sociais, pastor Reginaldo Jacob nos diz que “a palavra que faz referência a vocês, ‘servas’, já diz o que vocês fazem – ‘servem ao Senhor, com um detalhe, com alegria’”.

Que Deus continue nos possibilitando servir e sermos servidos”.

Neyva Timm do Carmo

Presidente da Região Espírito Santo-Minas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail Figur, e do presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, convidando toda a...

Veja também

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...

Jó, em meio a desastres naturais

Uma reflexão sobre sofrimento, esperança e superação dos maus conselhos em tempos de sofrimento!

Fé e imigração

Em termos de igreja – IELB, os primeiros missionários vieram dos Estados Unidos, em 1900, para atender primeiramente os imigrantes alemães.