Escuta ativa como um gesto de amor

O mundo precisa parar de apenas ouvir, e escutar mais, isto é, a Palavra de Deus precisa ser escutada

Artur Charczuk
[email protected]
pastor e psicanalista em São Leopoldo, RS

Cada ser humano é único. E, sendo único, possui diferentes modos de sentir seus medos, anseios, vontades, etc. Perceber o outro pela escuta demanda desejo, vontade, abertura e receptividade para escutar. Para existir, o ser humano precisa se comunicar, seja pela fala, pelas gesticulações, pelo toque, pelos olhos, ele usa várias linguagens. Ouvir é compreender, isto é, por exemplo: quando se ouve uma explicação, uma palestra, apenas se tem a preocupação de coletar informações para alguma finalidade. Já o escutar possui outra compreensão. Escutar é acolher a fala do outro, ainda mais: é acolher e participar da fala do outro. Escutar é aprender a fazer silêncio, ou seja, é permitir que o falante expresse o que está dentro dele. A pessoa que fala também precisa do silêncio do outro para ela se ouvir e se compreender, ou seja, ela assimila a si própria. O silêncio, na realidade, é uma forma de falar, o indivíduo fala pelos sentidos do outro: o olhar, a concentração, o interesse; enfim, o escutar apresenta 90% de uma boa comunicação. Dado que a pessoa está concentrada na fala do outro.

Escutar não é apenas estar na frente do outro, mas é concentrar toda sua atenção no outro. Quando se olha no olho do outro, se está dizendo nas entrelinhas: “Eu estou aqui”. É o escutar ativo.

TRÊS PASSOS DO ESCUTAR ATIVO

  • Acolher: Ouve-se o outro sem julgamento. Permite-se que ele fale o que está sentindo, quais são seus sofrimentos e receios.
  • Assimilar: é organizar em seu pensamento a fala do outro. Dar uma estrutura de compreensão visual.
  • Interpretar: compreender e devolver para o outro o seu entendimento acerca do que ele falou; claro, sempre com muito amor e compreensão. 

O escutar ativo é bem diferente do escutar biológico. O escutar biológico, como foi dito antes, é coletar informações, ouvir e olhar para os lados, ouvir e fazendo algo, e assim por diante. O escutar ativo é escutar com o corpo inteiro, é simplesmente estar voltado para o outro 100%. Uma vez que o rosto é o livro aberto das emoções, pode-se ler, ver: alegria, tristeza, dúvida, raiva, etc. O escutar ativo é tocar o outro com o coração. O escutar ativo não é escutar o outro tendo como centro o seu problema: “Ah! Eu estou ouvindo você, mas eu sei o que você fez!” Uma ação assim cria julgamento. Escutar é colocar o ser humano como centro. Escutar não é apenas ouvir palavras, mas também é “ouvir” os gestos e movimentos. A conversa sempre precisa dar mais espaço para aquele que fala. Em outras palavras, é deixar o outro falar. Escutar os sentimentos do outro exige responsabilidade, visto que cada vida é única, cada ser humano é único, cada sentimento é único.

ESCUTAR COM O CORAÇÃO É ESCUTA ATIVA

O escutar ativo é meditar sobre o sofrimento do outro. O silêncio é um espaço da graça de Deus. De repente a pessoa poderá ficar em silêncio, entretanto, não se preocupe, a quietude pode dizer muita coisa. Por outro lado, o ser humano vive debaixo de uma sociedade que não escuta, apenas ouve. São os tempos acelerados, o individualismo, a falta de paciência, a ausência de contato com Deus, tudo é apenas mera informação, etc. Somos chamados por Jesus para levar sua mensagem a um mundo que não escuta. O mundo precisa parar de apenas ouvir, e escutar mais, isto é, a Palavra de Deus precisa ser escutada. O pecado leva o ser humano a apenas ouvir. Sendo assim, o perdão, a salvação e a comunhão com Deus são as escutas que os seres humanos necessitam, todos nós precisamos. Quando escutamos o outro, estamos testemunhando o amor de Cristo. Jesus escuta o outro através de nós. Na verdade, Cristo acolhe a todos, tanto o que escuta e o que fala. Louvemos a Jesus, único Deus que torna a escuta um gesto de amor.

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase