Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Ensino confirmatório

Pais comprometidos com a formação espiritual dos seus filhos

Pastor Emerson Zielke
Erechim, RS
Comissão Nacional de Instrução aos Confirmandos

Lembro de um episódio em que um pai, ao trazer sua filha para o primeiro dia da instrução de confirmandos, disse à adolescente: – Agora chegou a sua vez de decorar o catecismo! Pois esta tinha sido a experiência vivida pelo pai no seu tempo de catecismo. Então perguntei àquele pai sobre o que mais ele lembrava do seu tempo de doutrina, e a resposta foi sobre o medo ou vergonha de não saber responder às perguntas feitas pelo pastor no dia da prova oral, tendo a família e a congregação como testemunhas.

Felizmente, conseguimos mostrar, durante o processo do Ensino Confirmatório e em reunião com os pais e confirmandos, que a instrução de confirmandos é um momento especial para aprendermos com mais profundidade sobre o amor de Deus e sobre os ensinos que ele nos revelou na sua Palavra, a Bíblia. E que o dia da confirmação é um dos momentos mais lindos para um jovem testemunhar sua fé batismal no Salvador Jesus, que por nós deu a sua vida na cruz para nos resgatar da perdição eterna, conduzindo-nos à vida eterna nos céus.

O desafio da igreja, com o engajamento da família, diante de um mundo cheio de avanços tecnológicos e mudanças que afrontam ou distorcem os valores e princípios cristãos, é oportunizar ao jovem adolescente, durante o período de sua instrução bíblica, uma das mais belas e significativas experiências com Deus.

Pais podem viver essa experiência junto com seus filhos adolescentes quando compreenderem que Deus lhes confiou, em primeiro lugar, a mais sublime responsabilidade, a de conduzirem seus filhos à salvação em Jesus. É nesse sentido que Deus diz aos pais em sua Palavra: “Guarde sempre no coração as palavras que hoje eu lhe dou. Repita-as com frequência a seus filhos. Converse a respeito delas quando estiver em casa e quando estiver caminhando, quando se deitar e quando se levantar” (Dt 6.6-8 NVT).

Observem que, antes de falar sobre Deus aos filhos, os pais precisam primeiro estar convictos de quem é Deus e se relacionar com ele verdadeiramente por meio de uma fé sincera.

Nesse sentido, pais podem se tornar grandes incentivadores e apoiadores dos seus filhos antes, durante e posteriormente ao Ensino Confirmatório, sendo exemplos de uma vida cristã para eles, orando e lendo a Bíblia com eles, participando com eles dos cultos e das atividades da igreja, ofertando e ensinando a seus filhos sobre a alegria e a gratidão de viver uma vida com Jesus neste mundo e na eternidade.

Daí a importância de criar com nossos filhos e família uma rotina de oração e conversa com Deus dentro do lar, usando devocionários como o Castelo Forte e/ou Cinco Minutos com Jesus, e de participar semanalmente dos cultos. Torne essa prática a prioridade maior de sua família, pois o resultado e as bênção são incalculáveis.

E algo que não pode faltar é o amor, pois com amor também se educa, afinal de contas, “Deus é amor”(1Jo 4.8). Se desejamos desenvolver indivíduos com compaixão, precisamos ser o exemplo concreto disso dentro da relação com nossos filhos. Por isso, aja sempre com muita paciência e amor.

Deus conceda a todos, pais e confirmandos, seu Santo Espírito, “o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor” (Is 11.2).

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Veja também

Unidos pelo RS

Veja como está a situação das cidades gaúchas e saiba como ajudar as vítimas das enchentes

Oração em tempos de calamidade

Por vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller

Das profundezas do coração

Diante da dor, mostramos quem realmente somos.