Angústia à luz da contemporaneidade

Em uma sociedade em alta velocidade, o espectro das emoções humanas foi invadido por dois fios de alta tensão, chegam a ser confundidos, isto é, ansiedade e angústia.

Artur Charczuk
Pastor e psicanalista
[email protected]
(51) 992357187

Uma experiência intrínseca à condição humana é a angústia. Ela assume molduras específicas nos diferentes cenários contemporâneos. Diante das incessantes demandas, das transformações aceleradas, as tantas incertezas da vida, a angústia se torna como uma espécie de tecedora de tramas, atingindo as experiências individuais e coletivas. Ela não é simplesmente um mal-estar, mas é uma expressão profunda das inquietações que permeiam o ser humano. Ela está entrelaçada com a própria experiência do existir, é como uma resposta às complexidades pela busca de sentido e significado. A angústia é a voz interior das tensões do ser humano, onde ocorre uma árdua luta entre os desejos internos e as exigências da realidade. Consequentemente, ela não é simplesmente um sintoma, mas, sim, uma reação fidedigna diante dos confrontos existenciais.

Em uma sociedade em alta velocidade, o espectro das emoções humanas foi invadido por dois fios de alta tensão, chegam a ser confundidos, isto é, ansiedade e angústia. A ansiedade está intimamente ligada com as esperanças de um dado futuro, um projeto a ser alcançado, um desejo definido. Por exemplo: passar em uma entrevista de emprego. Ansiedade é uma grande vontade de controlar o que está por vir, a aspiração de dar um final desejado para alguma questão, etc. Angústia é o movimento presente, o desejo da expressão, do descarregar uma dada tensão. Quando ela não é expelida através de palavras, as somatizações aparecem: um abafamento na garganta, uma sensação de aperto no peito, nervosismo, inquietação, falta de ar, coração acelerado e mais.

ALGUNS MOTIVOS PARA SE TER ANGÚSTIA

Pode ser o histórico familiar de depressão ou ansiedade, estresse crônico, traumas ou abusos, algum tipo de doença que atinja o físico da pessoa, o que for; o recomendado é buscar por um apoio psicológico, um cuidado maior com a saúde mental.

COMO A ANGÚSTIA ATUA NO CÉREBRO

Ela está presente nos circuitos nervosos do sistema límbico. Ele é responsável pelas emoções do ser humano. Com a presença da angústia, ocorre uma hiperatividade dos circuitos, consequentemente, fazendo aflorar sintomas psicológicos e físicos, seja o medo, agitação, enfim. O cérebro costuma desviar os sinais físicos desconfortantes; essas vias de recepção de emoções e dores utilizam-se de neurotransmissores para regular o humor.

Quando a regulação falha, a angústia emerge em grande intensidade, trazendo desesperança e tristeza. Com a alteração do sistema nervoso, o sofrimento passa a ser o centro das atenções, sendo essa condição psicológica perpetuada.

ESTOU ANGUSTIADO: O QUE FAZER?

Posso apresentar algumas sugestões para como agir diante de sentimentos angustiosos. Claro, o bom é sempre buscar um auxílio que possa ampliar o porquê da sensação de angústia:

– a dor da angústia só existe devido a um conflito interno;

– busque identificar qual é o problema que mais gera esse sentimento dentro de si;

– procure listar ações que podem alterar a situação e realizá-las sempre que possível;

– aceite situações irreversíveis;

– sempre volte sua mente para as questões prioritárias em sua vida.

NÃO SE PREOCUPEM COM NADA

A Palavra de Deus vem como um refrigério em tempos em que as tecnologias contemporâneas querem imperar com sua insensibilidade e velocidade máxima, por conseguinte, trazendo medo e angústia para os seres humanos. “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido” (Fl 4.6). A relação do ser humano com o outro ser humano é geradora de angústia, entretanto, a relação do ser humano com Deus é o desfrutar de uma paz sem limites. Não a paz como a conhecemos, feita através de contratos ou palavras que dependem do tempo, não; mas a paz que vem da eternidade, de Jesus Cristo. Somente Jesus renova nossas esperanças, um Deus de grande amor, a ponto de levar as angústias humanas para a cruz.

De repente você – sim, leitor, você que agora lê este texto – sente uma angústia em seu peito? Parece que as coisas estão sem saída? Procure abrigo na suficiência de Jesus Cristo, descanse diante dos pés do Salvador. O mundo vai continuar como um grande revolto de angústias, no entanto, o Filho de Deus sussurra em nossos corações: “Não se preocupem com nada”.

REFERÊNCIA

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Conselheira: Novo Testamento. Nova Tradução da Linguagem de Hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Oração em tempos de calamidade

Por vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller

Veja também

Oração em tempos de calamidade

Por vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller

Das profundezas do coração

Diante da dor, mostramos quem realmente somos.

Vamos brincar?

A adultização infantil é um processo que desvaloriza os processos cognitivos, as relações afetivas, habilidades motoras e de linguagem